GWM


A EPI-USE foi responsável pelo primeiro case de implementação utilizando o SAP Cloud ALM da América Latina na GWM.


 

A GWM, empresa do setor automobilístico recém chegada ao Brasil, busca revolucionar o futuro do setor automotivo com suas propostas de carros elétricos e híbridos no país. A EPI-USE realizou o primeiro case de implementação de sistemas utilizando o SAP Cloud ALM (Application Lifecycle Management) na América Latina.

A ferramenta contém a capacidade de apoiar a implementação e operação de sistemas SAP e de outros provedores. 

 

Desafios da GWM

Para utilizá-lo, a GWM havia feito a escolha de realizar a implementação do sistema de SuccessFactors para melhorar os desafios que tinha em relação a Metas e Performance da empresa. Os módulos escolhidos são: 

  • Gerenciamento de Metas; 
  • Avaliação de Performance;
  • Avaliação de Competências;
  • Avaliação de Potencial;
  • Calibração.
     

Por ser uma empresa recente no mercado brasileiro, a GWM precisava de um sistema de acompanhamento preciso para que todas as áreas alcançassem as metas bastante agressivas.

Os colaboradores realizavam de forma manual toda a definição e acompanhamento das metas, a partir de planilhas de Excel. Além disso, o processo de preenchimento, assinatura, revisão e interação dos formulários era pouco rastreável, executado via e-mail.

Isso gerava uma dificuldade na auditoria dos resultados que também se mostravam muito subjetivos.

 

O projeto SAP Cloud ALM na GWM

Vislumbrando uma rápida implementação do software de Metas e Performance do SuccessFactors, a GWM com consultoria da EPI-USE Brasil encontraram a solução da utilização do SAP Cloud ALM como facilitador da operação.

As empresas realizaram o projeto em oito semanas, com a alocação de apenas dois colaboradores da GWM, sendo um Key-User e um Project Manager, e dois da EPI-USE, sendo um consultor de implementação e um Project Manager. Além disso, todo o processo foi 100% remoto.

O GoLive do sistema de RH ocorreu antes mesmo da data prevista por conta da utilização da ferramenta SAP Cloud ALM. 

 

Benefícios do SAP Cloud ALM

Dentre os benefícios, o principal teve relação com a gratuidade da disponibilização da plataforma quando o cliente adquire a licença Cloud de SAP SuccessFactors. Além disso, o design da ferramenta é intuitivo, garantindo uma rápida curva de aprendizado.

Outro benefício tem relação com a criação de usuários com níveis de acessos diversos, de acordo com as suas responsabilidades no projeto. A plataforma também centraliza as atividades, responsabilidades e entregáveis de cada etapa da implementação. A concomitância da experiência de uso do cliente e no processo de implementação pelo parceiro foram fatores utilizados para o desenvolvimento da ferramenta.

A plataforma mostrou muita clareza no plano de teste, desde o escopo, roteiro, entregáveis e definição dos responsáveis. Com isso, houve um rápido aprendizado quanto a usabilidade da plataforma. Por ser o primeiro caso de implementação utilizando a ferramenta no Brasil, nenhum dos envolvidos tinha experiência de uso, e a ferramenta se mostrou uma grande aliada na implementação dos sistemas.

E finalmente, um fator buscado pela GWM teve relação com facilidade de governança, escalabilidade, auditoria e monitoramento do projeto, em que todo histórico e documentação do projeto está disponível na plataforma.

 

Resultados na GWM

A GWM alcançou os resultados esperados. Isso se deu pois o módulo de avaliação de metas e performance se tornou 100% digital pela utilização do SAP SuccessFactors.

A partir disso, o gerenciamento desse processo se tornou mais amplo, contribuindo para determinação de metas individuais, que iam de acordo com as metas do departamento e da empresa. Além disso, o processo é auditável e transparente, com um fluxo de aprovações dinâmico e rastreável, que pode ser mantido em um histórico. As metas agora são calculadas e parametrizadas no sistema, baseadas em números, e não apenas em resultados subjetivos.

Outro resultado tem relação com a sinergia entre os dados de diferentes formulários.

O projeto é escalável e que o mesmo modelo implementado no Brasil será moldado para um projeto semelhante na companhia presente no México em 2024.

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