Focar apenas em desenvolver competências tecnológicas não é suficiente. Pesquisa aponta que profissionais valorizam liderança humana no ambiente de trabalho.
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Publicado em 22/06/2023 07h11
7 minutos para leitura
Você acredita que tem o que é preciso para ser um bom líder? Com a evolução constante da tecnologia, é fácil pensar que as competências técnicas são tudo o que importa. No entanto, uma pesquisa recente aponta que a habilidade de se conectar com as pessoas é fundamental para o sucesso de um líder.
Uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half no LinkedIn mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal competência para uma boa liderança, eleita por 49% dos 726 pesquisados.
Ou seja, para se destacar e ter um diferencial competitivo no mercado, é necessário desenvolver tanto as "tech skills" quanto as "soft skills". Não adianta ser um gênio em programação se você não consegue se comunicar com sua equipe e motivá-la a seguir em frente. Da mesma forma, não é possível liderar de forma eficaz se você não tem as habilidades técnicas necessárias para entender as necessidades da empresa e tomar decisões estratégicas.
Mas como desenvolver essas habilidades? Continue a leitura e descubra como desenvolver as competências digitais e emocionais, inclusive utilizando a tecnologia a seu favor.
Competências Digitais: você possui as habilidades do futuro?
A transformação digital já é uma realidade em muitos setores e, por isso, as competências digitais têm se tornado cada vez mais importantes. Elas vão além do conhecimento básico em informática e incluem conhecimentos em ferramentas de automação, análise de dados, programação e outras atividades relacionadas à tecnologia. É importante estar atualizado sobre as novas tecnologias e tendências do mercado para se destacar como profissional.
Conforme a tecnologia evolui e os processos são automatizados e modernizados, a presença humana se torna ainda mais fundamental, reforçando o cenário em que combinar aspectos emocionais e tecnológicos é o caminho para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais digital e com profissionais que exigem empatia e flexibilidade.
O que são e a importância das tech skills
Quando se trata de tech skills, o gerente da Robert Half, Leonardo Berto, deixa claro que não se trata apenas de habilidades relacionadas à programação, desenvolvimento e outros temas mais técnicos que são importantes nos processos de recrutamento e seleção. “E sim do domínio das ferramentas de trabalho, Excel avançado e profundidade no ERP [sigla em inglês para Sistema Integrado de Gestão Empresarial] e do CRM [Gestão de Relacionamento com o Cliente] da organização, por exemplo.”
Entre as principais competências digitais podemos citar:
Analisar dados e transformá-los em informações úteis é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Isso porque as empresas precisam cada vez mais de profissionais capazes de analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões baseadas neles.
Usar ferramentas de automação como o Excel, o Google Analytics e outras é essencial para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho.
Ter conhecimento em ferramentas e aplicativos referentes à inteligência artificial, segurança da informação e design thinking também são importantes.
Mas por que as tech skills estão sendo valorizadas nos processos de recrutamento e seleção? Os especialistas apontam que líderes com habilidades tecnológicas tendem a tomar decisões mais estratégicas, apoiadas em dados e tendências. Também são capazes de identificar e aproveitar oportunidades tecnológicas emergentes, que podem transformar seus negócios e indústrias.
Para desenvolver as suas competências digitais é importante buscar cursos, treinamentos e certificações na área de tecnologia. Além disso, é fundamental estar sempre atualizado sobre as novas tendências do mercado.
Com a velocidade da transformação digital, em muitos casos não é possível realizar um processo de recrutamento e seleção a cada mudança tecnológica. Por isso, uma ação muito importante dos gestores de RH para potencializar seus líderes, e até mesmo colaboradores, é investir em soluções que ofereçam treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades constantes.
A Unimed BH é um exemplo de sucesso. A empresa desfruta de uma assistência médica com cerca de 5,7 mil médicos cooperados e 355 prestadores. Para satisfazer seus clientes e honrar com o compromisso de entregar atendimento de qualidade e uma estrutura segura, a Unimed-BH tinha como desafio oferecer o melhor treinamento, com um processo centralizado de carreira e desenvolvimento e com propósito engajar todas as equipes.
A empresa em parceria com a EPI-USE Brasil adotaram uma solução de aprendizagem colaborativa e contínua, permitindo um planejamento estratégico para toda área de Recursos Humanos com implementação na nuvem: a solução SAP Sucessfactors e o módulo de Aprendizagem LMS.
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Soft skills: muito procuradas e imprescindíveis
Além da inteligência emocional, a pesquisa citada anteriormente da Robert Half apontou que as habilidades mais relevantes para um bom líder foram comunicação eficaz e capacidade de inspirar, escolhidas por 27% e 22% das pessoas entrevistadas, respectivamente.
Ao contrário das hard skills, ligadas à técnica e facilmente adquiridas em cursos, treinamentos ou workshops, as soft skills são partes da conduta do cidadão. Portanto, evidenciam características pessoais construídas ao longo da vida
Precisa ter o feeling de se relacionar bem com as pessoas e desenvolver a sua inteligência emocional. Não adianta só ser o chefinho que manda e desmanda! Tem que saber lidar com as diferenças e buscar entender as necessidades individuais da equipe. E não precisa bancar o psicólogo, hein, esse é outro setor. Como líder, saber ouvir e dar apoio já faz uma enorme diferença.
Contudo, existem outras habilidades que fazem total diferença se forem desenvolvidas e os líderes que a possuem conquistam a admiração de suas equipes e destacam-se no mercado de trabalho:
Confiança;
Atitude positiva;
Motivação;
Trabalho em equipe;
Organização e gestão do tempo;
Capacidade de trabalhar sob pressão;
Comunicação;
Flexibilidade;
Segurança.
Importância das soft skills para saúde mental
Saber interpretar os sentimentos por trás de determinada situação, identificar quando não é um bom dia para um colega, cliente ou até para nós mesmos, entender o tempo e qualidade de produção da equipe em momentos diversos, buscar isolar sentimentos pessoais em relação a um colega e notar quando alguém precisa de incentivo são alguns dos exemplos nos quais as soft skills são preponderantes na produtividade da equipe e até mesmo na saúde mental e emocional da organização.
Segundo a OMS, a prevalência global de depressão e ansiedade cresceu 25% com a pandemia. Então saber reconhecer as emoções e o que fazer com elas é uma habilidade essencial.
Neste ponto, uma soft skill que destaca-se é a inteligência artificial. Este é o recurso que uma pessoa possui para identificar o que ela mesmo os outros estão sentindo. O conceito também contempla questões como gerenciamento de emoções, capacidade de lidar com relacionamentos, autoconhecimento e automotivação.
No trabalho, a inteligência emocional pode ser desenvolvida pela própria liderança quando procura entender mais sobre o assunto.
Porém, os profissionais lidam com tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil ter tempo para fazer esse tipo de aprimoramento. Dessa forma, a empresa precisa entrar em jogo para ajudá-los a se desenvolver.
O primeiro passo para desenvolver inteligência emocional tanto dos líderes, mas também dos liderados, é através do autoconhecimento. E isso pode ser estimulado pelo RH, através de avaliações de desempenho que envolvam a autoavaliação e a avaliação dos pares, como a avaliação 360, por exemplo.
Além disso, é possível oferecer feedback contínuo como ferramenta de autoconhecimento, cruzando os dados das avaliações e permitindo com isso que o profissional avaliado tenha uma visão mais transparente de si e do seu time.
Certamente é esse autoconhecimento que permitirá que o líder transforme-se em um gestor capaz de lidar com situações de estresse e dificuldades com a rotina de trabalho sejam oportunidades de aprendizado e crescimento, tanto para si, como para todos do time.
SAP SuccessFactors: a solução para gestão de RH
A SAP SuccessFactors é uma solução de gestão de RH que ajuda as empresas a gerenciar e desenvolver as habilidades tecnológicas e emocionais dos seus gestores, líderes e liderados. Com a plataforma, é possível oferecer treinamentos e capacitação em tecnologia por meio do módulo Aprendizagem LMS.
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