Os benefícios do eSocial vai muito mais além de simplificar a gestão da empresa, é promover também benefícios para os colaboradores.
Em News
Publicado em 17/10/2017 19h51
2 minutos para leitura
Parte importante dentro do processo de diminuição de utilização de papéis e procedimentos burocráticos, os benefícios do eSocial nos processos de Recursos Humanos dentro das empresas resultam diretamente na simplificação e diminuição de quantidade de papéis, guias e formulários que durante décadas foram necessárias.
Essa desburocratização atinge diretamente na rotina dos profissionais de RH, automatizar esses processos e o RH aumenta a agilidade nessas tarefas, visto que admissão, afastamento, demissão, pagamentos de impostos e recolhimentos estarão todos unidos em um único lugar, sendo possível também realizar suas consultas.
Com isso, não será mais necessário nem a exclusividade de um colaborador para organizar pagamentos e documentações, como também o arquivo, deixando esse profissional com tempo hábil para realizar outras funções, resultando diretamente em redução de custos e aumento de produtividade. Afinal, a informatização é sinônimo de agilidade e grande custo-benefício para todos.
A ferramenta proporcionará um controle mais rígido sobre as questões trabalhistas, dando oportunidade de consulta por parte de fornecedores, clientes e departamentos governamentais que poderão visualizar a transparência e idoneidade da empresa em questão. Será muito mais fácil indicar a credibilidade do estabelecimento nesse quesito, ou seja, a empresa elevará sua marca empregadora perante ao mercado.
Além disso, a própria fiscalização dos órgãos federais, estaduais e municipais será mais efetiva e rápida, visto que todas as informações e documentações estarão unificadas em um único local, o eSocial.
Além dos benefícios apontados acima, a ferramenta vai proporcionar vantagens não só para o setor de RH das empresas desde os microempreendedores, às microempresas e até as grandes multinacionais, mas também para os funcionários.
É comum ouvir relatos de funcionários que precisaram ser afastados, solicitaram auxílio doença ou até mesmo deram entrada em suas aposentadorias, mas não conseguiram levar adiante por conta de falta de algum documento comprobatório, divergência nas informações de suas solicitações, entre outros problemas.
Esse tipo de imprevisto também acontece para aqueles que necessitam de seguro-desemprego, solicitação de retirada de FGTS, entre outras situações que dependem de informações legítimas, sem erros.
Com a implantação do eSocial, todas as informações trabalhistas e previdenciárias do colaborador estarão em apenas um único lugar que poderão ser consultadas pelos órgãos governamentais, diminuindo e muito esse tipo de situação, como a relatada acima.
É importante ressaltar que a obrigatoriedade de implantação do eSocial para as empresas, sendo que os estabelecimentos de faturamento acima de 78 milhões de reais começou a valer a partir de 1° de janeiro de 2018 e os demais empregadores a partir de 1° de julho do mesmo ano, incluindo Microempreendedor Individual e Microempresas.
Sua empresa já migrou para o eSocial? Aproveite e Agende uma demonstração do nosso pacote de eSocial Express.
Nota média: 5,00
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil