Turnover é o termo utilizado nas empresas para referir-se à rotatividade de colaboradores, com esse artigo você vai aprender a calcular e diminuir esse índice.
Publicado em 21/12/2018 11h10
4 minutos para leitura
Turnover é o termo utilizado nas empresas para referir-se ao índice de rotatividade de colaboradores na organização. Em grandes corporações, é muito comum que haja essa rotatividade, porém em grande escala essa alta rotatividade pode ser extremamente prejudicial aos resultados organizacionais. Isto por que, os colaboradores são parte fundamental para um negócio ter sucesso.
O Turnover nada mais é que a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, enquanto um é admitido, outro é dispensado, e assim de forma sucessiva. Isso pode acontecer por diversos fatores. Abaixo estão listados alguns deles:
Essa rotatividade de admissões e demissões geram muitos gastos as empresas, portanto, para o departamento de RH, o Turnover é um grande problema. Lembrando que, o Turnover varia de segmento para segmento, devido ao modelo de cada negócio. Portanto, para a diminuição dessa rotatividade, são necessárias algumas estratégias, continue acompanhando o artigo e saiba quais são.
São existentes apenas duas situações que geram o Turnover: quando um funcionário pede demissão e quando é demitido.
Quando a empresa demite um funcionário sem justa causa, os encargos trabalhistas são maiores, custando mais caro à mesma. E caso seja feito de forma sucessiva e sequencial, pode causar danos ao caixa da corporação, assim como no clima organizacional, gerando insegurança entre os funcionários. Já uma demissão por justa causa, tende a ser mais tranquila dentro da empresa, pois, dificilmente atingirá o clima organizacional da mesma.
Portanto, como citado acima, o Turnover é gerado por duas situações, e cada uma delas trazem algumas consequências, sendo elas:
Ou seja, todas essas consequências podem abalar a empresa de alguma forma, seja com custos de encargos trabalhistas ou treinamentos e recrutamentos especializados para novos colaboradores. Assim, é importante que todo o processo de contratação seja feito de forma organizada e bem pensada, para evitar as causas citadas ao decorrer do tópico.
Para que haja redução de Turnover na empresa, é preciso cada vez mais ter algumas estratégias corporativas, organizá-las e colocá-las em prática. Algumas dessas estratégias podem ser: Agir com transparência na gestão; Treinamentos específicos para cada setor; Plano de sucessão; Plano de carreira; Feedback entre organização e colaboradores, entre outros.
Use técnicas modernas para gerar engajamento, aprendizado e motivação nos colaboradores, como a Gamificação. Verifique a situação da empresa, identifique as falhas e se preciso, renove a equipe de trabalho com qualidade. Tente também, diminuir a rotatividade de pessoal e fazer pesquisas e análises de todos os funcionários em todos os setores. Porém, tenha sempre o auxílio de um setor de Recursos Humanos para que estas estratégias sejam aplicadas de maneira correta.
Após saber o que é o Turnover e como diminuí-lo na empresa, verifique a fórmula para o cálculo:
A fórmula, portanto, é: dividir o número de desligados da empresa nos últimos 6 meses pelo número total de funcionários da empresa. Assim, é possível verificar, por meio de números, quantos funcionários estão saindo da empresa em um período de 6 meses e quantos são mantidos e contratados nesse meio tempo, além de conseguir verificar os custos e gastos por conta dessas atividades. Esse tipo de cálculo e processo é feito de melhor maneira por um profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
Além da gestão de funcionários, invista na gestão completa de sua empresa. Mesmo com o controle de funcionários, uma empresa tem necessidade de uma gestão completa de todas as áreas, o que também auxiliará na análise do impacto da rotatividade de funcionários. Isso é possível com um software completo de gestão de talentos como o SAP SuccessFactors.
Sistemas como SAP Successfactors permitem uma gestão completa do departamento de RH desde o recrutamento até o desligamento/sucessão, passando pelo treinamento e avaliação de desempenho de todos os colaboradores. E a EPI-USE é a parceira ideal SAP para ajudar sua empresa na simplificação dos processos do departamento de RH. Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e saiba mais. Fale conosco: marketing@epiuse.com.br
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog da EPI-USE Brasil.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil