Essas são as maiores tendências da área de Recrutamento e Seleção no setor do Agronegócio.
Publicado em 02/09/2020 13h25
2 minutos para leitura
Assim como em todos os campos de desenvolvimento do agronegócio, os processos de recrutamento e seleção no agronegócio também podem contar com ferramentas tecnológicas para agilizar o processo e deixá-lo mais assertivo dentro do RH. E o conceito ideal para essa inclusão de tecnologia no processo de gestão de pessoas é o e-recrutamento.
O e-recrutamento nada mais é do que a utilização da internet para recrutar candidatos a vagas disponíveis em uma empresa. No caso do agrobusiness, essa prática ainda está no começo, mas nas grandes corporações já se experimenta as grandes facilidades que o uso da internet e dos softwares de recrutamento e seleção podem proporcionar.
Por se tratar de métodos que irão centralizar a captação de candidaturas e consequentemente, dados cadastrais e currículos, os softwares e plataformas digitais de e-recrutamento possibilitam a rapidez na escolha dos profissionais com perfil necessário.
Novas plataformas de testes online são exemplos de grande custo-benefício. Essa prática, mais uma vez, ainda está sendo pouco utilizada no agronegócio, porém, visto que as qualificações e competências necessárias para um profissional no segmento agro se difere muito do passado, utilizar testes que podem ser respondidos remotamente para garantir pelo menos o conhecimento teórico do que está sendo exigido pela vaga é mais uma garantia de otimização de tempo tanto do candidato quanto do recrutador.
Do mesmo modo, fornecer videoconferência para a realização de entrevistas remotas no caso de empresas que estão alocadas fora do roteiro dos entrevistados também se mostra mais uma ferramenta tecnológica importante para o profissional de RH que atua em empresas de agronegócio.
No mercado, é possível encontrar sistemas integrados que são utilizados não só para as rotinas internas e burocráticas do setor de RH, como para a sua utilização no processo de recrutamento e seleção de profissionais externos ou para suceder a novos cargos os profissionais internos.
Esses softwares funcionam da seguinte forma: os funcionários da empresa são cadastrados no sistema com suas informações profissionais, seja ela sua formação, seus cursos, entre outras. Quando uma nova vaga é aberta, o sistema é consultado e analisado dentro de seu banco de dados um profissional com o perfil buscado.
Essa prática não só agiliza todo o processo de seleção como funciona como parte do plano de sucessão e desenvolvimento de profissionais dentro da empresa. O colaborador que vê em seu local de trabalho esse tipo de estrutura se sente mais motivado também. Ou seja, incluir esse tipo de tecnologia no setor de Recursos Humanos proporciona grandes vantagens tanto administrativas quanto de comportamento.
A EPI-USE pode te auxiliar nesse processo, entre em contato e conheça os benefícios que podemos oferecer para o RH de sua empresa.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e baixe nosso e-book sobre como tornar seu RH mais estratégico. Clique aqui para baixar.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil