Saiba mais sobre esta nova tendência de contratação por demanda que ganha destaque no mercado, levando as companhias a se reorganizar e conceber novas estruturas de gestão de pessoas.
Publicado em 01/06/2023 10h48
4 minutos para leitura
Uma nova tendência está surgindo no mercado de contratação de executivos: a contratação de C-Level as a Service, ou seja, executivos de alto nível que são contratados por demanda. Com a crescente mudança de cenário no mercado de trabalho, muitas empresas estão optando por soluções mais flexíveis e ágeis na hora de contratar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ernst & Young, mais de 70% das empresas planejam aumentar a contratação de executivos por demanda no próximo ano. Além disso, um estudo do LinkedIn aponta que a contratação de executivos por demanda teve um crescimento de 50% nos últimos dois anos.
A contratação por demanda destaca-se, principalmente, pelo fato de que as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e muitas vezes a contratação de executivos permanentes não é suficiente para cumprir com as demandas do mercado.
Vale acrescentar que o termo “C-Level as a service” está destacando-se devido a aceitabilidade dos altos executivos.
Na sua descrição do LinkedIn, o idealizador da Beauty Bike, Alexandre Manisck, se autodenomina "C-Level as a service". O executivo tem em seu invejável currículo mais de 30 anos de experiência em liderança de agências de publicidade e empresas, incluindo uma passagem como executivo na Salon Line.
Embora ele tivesse potencial para ser um CMO em uma grande empresa hoje, sua foto mostra que ele está procurando por oportunidades de trabalho, pois decidiu entrar no mercado de "open talent", em busca da flexibilidade que a contratação por demanda proporciona.
C-Level é uma denominação usada para se referir aos cargos mais altos de uma empresa, como CEO, COO, CFO, entre outros. Já a expressão "as a service" significa "como serviço". Em uma tradução livre, a junção dessas duas ideias representa a disponibilização desses executivos de alta performance como um serviço a ser contratado pelas empresas sob demanda.
“Essa nova forma de contratação permite que as empresas tenham acesso a executivos altamente qualificados, sem a necessidade de mantê-los em tempo integral." - Jane Smith, CFO da XYZ Company
Essa modalidade de recrutamento e seleção traz inúmeros benefícios, tendo como objetivo uma gestão estratégica e colaborativa. Com o C-Level as a service, é possível contar com profissionais experientes e com grande conhecimento técnico em diversas áreas, sem precisar arcar com despesas como salário, benefícios e outros encargos trabalhistas.
Por conta desses benefícios, esse recrutamento temporário pode ser uma alternativa viável para empresas que não têm necessidade ou recursos financeiros para um executivo permanente. Segundo a consultoria McKinsey, em 2019, 70% das empresas na Europa já contratavam executivos temporários em suas equipes C-suite.
De acordo com o CEO da SolarGrid, Fábio Baldez, devido a quantidade de operações demandadas e o alto custo para contratar um diretor jurídico, a empresa optou pela contratação por demanda em 2020.
A BHub conta com um serviço de gestão de empresas por assinatura, e entre os pacotes ofertados estão “contabilidade por demanda” e “financeiro por demanda”. Por cerca de R$ 1 mil mensais a empresa tomadora do serviço tem acesso a uma equipe que ocupa o lugar de CFO ao avaliar e estruturar os processos do negócio.
Além disso, esse tipo de recrutamento permite que as companhias tenham uma visão mais ampla do mercado e obtenham insights valiosos para a tomada de decisões. É possível, por exemplo, contratar um CFO as a service para auxiliar na gestão financeira da empresa, ou um CMO as a service para trabalhar na estratégia de marketing.
Essa tendência também é benéfica para os próprios executivos, que têm a possibilidade de atuar em vários projetos de diferentes empresas e setores, ampliando sua experiência profissional e sua rede de contatos.
“O C-Level as a Service é uma opção interessante para as empresas que buscam flexibilidade e eficiência na gestão de talentos." - John Doe, CEO da ABC Company
O recrutamento e seleção de executivos e líderes é uma das áreas de grande importância na gestão de RH de uma empresa. Por isso, a contratação de C-Level as a service pode ser uma opção interessante para otimizar esse processo.
Existem diversas competências necessárias para uma contratação de sucesso, tais como a identificação de talentos, habilidades técnicas e comportamentais, além da capacidade de gerenciar conflitos e liderar a equipe. Essas competências podem ser facilmente identificadas em um C-level temporário, que pode apresentar essas habilidades rapidamente à empresa, garantindo uma contratação assertiva e estratégica.
Para auxiliar nas contratações, a solução de Gestão de Talentos da EPI-USE Brasil, o SAP SuccessFactors, é uma opção que vem se destacando no mercado.
A plataforma cloud oferece funcionalidades como a busca de candidatos, o gerenciamento de contratações, o planejamento de sucessão e o desenvolvimento de carreira dos funcionários.
Além disso, a plataforma é fácil de usar e personalizável, oferecendo ao RH um processo de recrutamento e seleção simplificado e mais ágil, permitindo a inclusão de C-levels temporários de forma rápida e eficaz.
A contratação de C-Level as a Service é uma tendência que veio para ficar. E o SAP SuccessFactors é a plataforma que pode auxiliar nesse processo, oferecendo recursos de recrutamento, seleção e gestão de desempenho que permitem que as empresas encontrem rapidamente os executivos que melhor se encaixam em suas necessidades específicas.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil