Precisa otimizar a implementação e monitoramento das práticas ESG? Saiba como a Tecnologia pode ajudar a sua empresa nas suas metas de ESG.
Publicado em 23/04/2024 11h45
4 minutos para leitura
Tecnologia e ESG são requisitos para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e preparada para o futuro dos negócios. Então, nada mais adequado do que aliar ambos para a construção de melhores resultados.
São diversas as formas com que os recursos tecnológicos podem facilitar e aprimorar a implantação, mensuração e prestação de contas das práticas relacionadas a Environmental, Social and Governance - ou seja, às áreas Ambiental, Social e de Governança das organizações.
Continue a leitura para descobrir como encurtar os caminhos do ESG na sua empresa com a ajuda da tecnologia.
A Pesquisa Nacional ESG revelou que a mensuração de indicadores socioambientais está entre as principais dificuldades das empresas. Segundo o estudo, que é realizado pela ABDI em parceria com a FGV, 68% das organizações não possuem indicadores ESG estabelecidos.
Nesse contexto, a transformação digital se mostra fundamental para a agenda ESG no ambiente corporativo, uma vez que a mensuração é inerente a essas iniciativas. Tanto a legislação quanto as exigências dos consumidores, acionistas e investidores têm caminhado na direção da agenda ESA. E a tecnologia tende a otimizar esses processos, além de possibilitar a demonstração das práticas em números.
E não é só isso, a evolução tecnológica, incluindo avanços em inteligência artificial, por exemplo, oferece ferramentas poderosas para atingir metas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa de forma mais rápida e eficiente.
Mas, você deve estar se perguntando, como isso acontece na prática?
Cada uma das três letras da sigla ESG podem ser beneficiadas por recursos advindos da transformação digital. O uso prático desse alinhamento entre os segmentos pode acontecer da seguinte forma:
Redução no consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa através de estratégias para melhor eficiência energética, monitoramento para otimização de processos, gerenciamento de resíduos e adoção de fontes de energia renováveis.
Promoção da diversidade e inclusão por meio de processos seletivos mais igualitários, com a redução ou eliminação de vieses, contando com inteligência artificial, por exemplo.
Aprimoramento da governança corporativa e a transparência, utilizando sistemas de gestão eficientes, auditorias, conformidade regulatória, segurança da informação e recursos como blockchain.
Dentro do fluxo de demandas relacionadas à ESG, a contabilidade de carbono tem ganhado cada vez mais eco no debate sobre sustentabilidade. Sobretudo, com os avanços do Projeto de Lei que pretende estabelecer a regulamentação do mercado de carbono no Brasil.
Neste cenário, empresas mais eficientes ambientalmente têm chances de se destacar e se beneficiar com oportunidades para a geração de novas receitas.
Dito isso, é fundamental que as organizações estejam preparadas desde já. Atualmente, a SAP está redefinindo o "R" em ERP, expandindo o conceito de recursos para além dos aspectos financeiros. Isso inclui a implementação de uma contabilidade de carbono através do Green Ledger.
Essa inovação funciona como um livro-razão verde, que integra decisões financeiras e ambientais, proporcionando insights valiosos quando utilizada em conjunto com o RISE with SAP e o SAP S/4HANA Cloud.
Também existe uma nova versão da solução SAP Sustainability Footprint Management, que facilita o cálculo e o gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa em toda a corporação, cadeia de suprimentos e produtos.
Assim, as empresas podem administrar suas emissões com transparência, precisão e confiança, reduzindo riscos climáticos e avançando no que diz respeito à sustentabilidade.
O SAP S/4HANA é a última geração de software ERP da SAP. Executado em nuvem, foi desenvolvido para atender às demandas da transformação digital. O objetivo é possibilitar que a gestão dos negócios atinja um novo patamar de eficiência, agilidade e precisão de dados.
Para isso, o SAP S/4HANA está apoiado em quatro norteadores fundamentais:
Atenta às crescentes demandas de ESG, a SAP Brasil vem intensificando a abordagem consultiva para apoiar as empresas na análise de dados, a partir da sua base de soluções.
Para dar um exemplo, são diversos os recursos para incorporação e mensuração de indicadores de sustentabilidade em diferentes etapas operacionais, conectadas diretamente como o SAP S/4HANA, por exemplo, gerando indicadores com dados em tempo real e integração nativa.
Nesse sentido, algumass das principais soluções da SAP para potencializar as estratégias de ESG das empresas são:
Quer dar um passo além em direção à tecnologia e ESG aí na sua empresa? Nossos executivos estão preparados para fazer um atendimento consultivo sobre as soluções mais estratégicas para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil