Criar um plano para sucessão de cargos é necessário para promover novos líderes e reter talentos.
Publicado em 10/09/2018 13h22
3 minutos para leitura
Quando se trata da sucessão de cargos, será que a maioria das empresas brasileiras está preparada para reorganizar o setor sem prejudicar a produção e o resultado final?
Uma pesquisa realizada por uma consultoria especializada em recrutamento de executivos em mais de 80 países afirma que cerca de 64% das organizações não estão preparadas para a sucessão de cargos estratégicos. Mas é possível mudar esse índice.
O resultado citado reflete fortemente como é a atual situação do Brasil: a maioria das empresas não estruturam um plano de sucessão e carreira efetivos. Sendo assim, quando há a necessidade de fazer substituições, principalmente em posições de liderança, gerenciamento ou especialistas, as instituições acabam encontrando dificuldades na adaptação dos próprios profissionais em novas funções, o que resulta na procura por colaboradores fora da instituição, o que pode ocasionar maior tempo no processo, maiores custos e investimentos e até mesmo queda na produção.
Por isso, é certo afirmar que o plano de carreira deve ser instaurado dentro da cultura organizacional para que seja além de um benefício ao funcionário, uma forma orgânica de preparar talentos em potencial para ocupar novos cargos no futuro.
A atenção no processo de recrutamento e seleção é fundamental para a mudança e organização da empresa com os planos de carreira e preparo na sucessão de cargos. Na hora da escolha dos candidatos e da aprovação, é imprescindível avaliar o potencial de desenvolvimento deste profissional visando sua possível ocupação no futuro, sempre analisando de acordo com suas habilidades e experiências anteriores.
Outro ponto importante é incluir ferramentas que auxiliem no recrutamento e também no apontamento do desempenho deste funcionário durante a jornada dele dentro da instituição, alimentando com informações sobre seus ganhos, perdas, pontos positivos e negativos. Com esse monitoramento e dados corretos, é mais ágil e assertivo fazer os planos de sucessão de cargos.
A atenção com diversos processo da empresa são detalhes importantes na hora de facilitar no planejamento e gerenciamento da sucessão de cargos. Colocar todos os procedimentos possíveis de forma automatizada e interligada em nuvem é um ótimo caminho para otimizar tempo e gerenciar de forma única toda a jornada do colaborador.
Um exemplo de solução tecnológica para o RH é a implementação de softwares que auxiliam na melhora de diversos processos, como a entrada de dados de forma mais rápida no sistema de controle, informações sobre atendimentos, licenças e horas extras, além de diversos relatórios que incluem informações sobre todos os colaboradores da empresa.
Outra indicação é também sistemas que avaliam o desempenho do profissional, gerando relatórios e guardando esses dados para indicadores que podem ser consultados para montar opções na sucessão.
A EPI-USE Brasil tem a Expertise necessária para implementação de soluções inteligentes para RH. Com SAP SuccessFactors, no módulo de Sucessão e Desenvolvimento é possível otimizar os processos da empresa e melhorar a política de gestão. A sua empresa terá toda a facilidade necessária para aplicar a sucessão de cargos, minimizando assim todos os riscos relacionados a este processo.
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