A EPI-USE apresentou o primeiro case de implementação utilizando o SAP Cloud ALM da América Latina na GWM em evento da ASUG.
Em Go Lives
Publicado em 06/12/2023 17h15
5 minutos para leitura
Ontem (5), apresentamos o primeiro case de sucesso da América Latina de implementação de software de RH utilizando o sistema SAP Cloud ALM. A apresentação ocorreu durante o evento em parceria com a ASUG Brasil, o SIG (Special Interest Groups) de SuccessFactors. Na ocasião, tivemos a oportunidade de mostrar alguns dos serviços que a EPI-USE realiza em parceria com os seus clientes.
Para começar a manhã, contamos com a apresentação do modelo de governança e sustentação da área de recursos humanos da Petrobras. Anderson Nascimento, Coordenador de Projetos Estratégicos de Tecnologia em RH na Petrobras foi o speaker da sessão. A conversa teve como objetivo mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada no pilar de governança (o G da sigla ESG) dos colaboradores das empresas, ainda mais se tratando de uma das maiores companhias de capital aberto do Brasil.
Para seguir com o conteúdo do evento, tivemos a participação de Nikolas Carneiro, Senior HRIS Transformation Consultant da GWM (Great Wall Motors) junto com Roseli Knysak, Associate Partner & Service Delivery Director da EPI-USE Brasil. A empresa do setor automobilístico recém chegada ao Brasil, busca revolucionar o futuro do setor automotivo com suas propostas de carros elétricos e híbridos no país. A apresentação de Roseli e Nikolas teve como foco a apresentação do primeiro case de implementação de sistemas utilizando o SAP Cloud ALM (Application Lifecycle Management) na América Latina. A ferramenta contém a capacidade de apoiar a implementação e operação de sistemas SAP e de outros provedores.
Para utilizá-lo, a GWM havia feito a escolha de realizar a implementação do sistema de SuccessFactors para melhorar os desafios que tinha em relação a Metas e Performance da empresa. Os módulos escolhidos são:
Nikolas frisou, que por ser uma empresa recente no mercado brasileiro, a GWM precisava de um sistema de acompanhamento preciso para que todas as áreas alcançassem as metas bastante agressivas. O executivo mostrou que os colaboradores realizavam de forma manual toda a definição e acompanhamento das metas, a partir de planilhas de Excel. Além disso, o processo de preenchimento, assinatura, revisão e interação dos formulários era pouco rastreável, executado via e-mail. Isso gerava uma dificuldade na auditoria dos resultados que também se mostravam muito subjetivos.
Vislumbrando uma rápida implementação do software de Metas e Performance do SuccessFactors, a GWM com consultoria da EPI-USE Brasil encontraram a solução da utilização do SAP Cloud ALM como facilitador da operação. As empresas realizaram o projeto em oito semanas, com a alocação de apenas dois colaboradores da GWM, sendo um Key-User e um Project Manager, e dois da EPI-USE, sendo um consultor de implementação e um Project Manager. Além disso, todo o processo foi 100% remoto. O GoLive do sistema de RH ocorreu antes mesmo da data prevista por conta da utilização da ferramenta SAP Cloud ALM.
Dentre os benefícios citados por Roseli Knysak, Associate Partner & Service Delivery Director da EPI-USE Brasil, o principal teve relação com a gratuidade da disponibilização da plataforma quando o cliente adquire a licença Cloud de SAP SuccessFactors. Além disso, Roseli frisou que o design da ferramenta é intuitivo, garantindo uma rápida curva de aprendizado.
Outro benefício citado pela executiva tem relação com a criação de usuários com níveis de acessos diversos, de acordo com as suas responsabilidades no projeto. A plataforma também centraliza as atividades, responsabilidades e entregáveis de cada etapa da implementação. A concomitância da experiência de uso do cliente e no processo de implementação pelo parceiro foram fatores utilizados para o desenvolvimento da ferramenta.
Roseli mostrou que a plataforma mostrou muita clareza no plano de teste, desde o escopo, roteiro, entregáveis e definição dos responsáveis. Com isso, houve um rápido aprendizado quanto a usabilidade da plataforma. Por ser o primeiro caso de implementação utilizando a ferramenta no Brasil, nenhum dos envolvidos tinha experiência de uso, e a ferramenta se mostrou uma grande aliada na implementação dos sistemas.
E finalmente, um fator buscado pela GWM teve relação com facilidade de governança, escalabilidade, auditoria e monitoramento do projeto, em que todo histórico e documentação do projeto está disponível na plataforma.
A GWM alcançou os resultados esperados. Isso se deu pois o módulo de avaliação de metas e performance se tornou 100% digital pela utilização do SAP SuccessFactors.
A partir disso, o gerenciamento desse processo se tornou mais amplo, contribuindo para determinação de metas individuais, que iam de acordo com as metas do departamento e da empresa. Além disso, o processo é auditável e transparente, com um fluxo de aprovações dinâmico e rastreável, que pode ser mantido em um histórico. As metas agora são calculadas e parametrizadas no sistema, baseadas em números, e não apenas em resultados subjetivos.
Outro resultado tem relação com a sinergia entre os dados de diferentes formulários.
Finalmente, Nikolas nos mostrou que o projeto é escalável e que o mesmo modelo implementado no Brasil será moldado para um projeto semelhante na companhia presente no México em 2024.
Logo após a apresentação do case da GWM, a EPI-USE mostrou os highlights da atualização dos releases de SAP SuccessFactors de H2 de 2023. O time que apresentou o material é composto por:
Para ver as atualizações do Release de H2 de SuccessFactors, clique aqui!
Nota média: 4,36
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil