Conheça as características da nova geração, suas tendências de comportamento e saiba como adaptar sua empresa para atraí-los.
Em News
Publicado em 29/05/2023 16h27
5 minutos para leitura
A geração Z está chegando ao mercado de trabalho e trazendo consigo uma nova forma de pensar sobre carreira e propósito. Eles representam 23% da população brasileira segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e ocupam 23 milhões de postos de trabalho, um número que deve crescer ainda mais.
Esses jovens que já nasceram na revolução digital e super antenados nas últimas tecnologias, preocupam-se com o futuro do planeta, têm ambições únicas que se refletem em seus hábitos de consumo, formas de comunicação e projeções de carreira distintas de seus antecessores.
Segundo a pesquisa FEEx – FIA Employee Experience 2021, 37% dos participantes que têm idade entre 17 e 22 anos, ao serem questionados se um bom salário é capaz de segurar na empresa, responderam que visam oportunidades de aprendizado, enquanto apenas 14% valorizam mais remuneração e benefícios. Já uma pesquisa de fevereiro de 2023 da marca norte-americana de roupas corporativas Carhartt, apontou que quando se trata de encontrar um propósito maior para suas carreiras, 74% da geração Z disseram que a mudança climática e/ou do meio ambiente é uma das principais preocupações de sua geração e das gerações futuras.
Não é difícil perceber que para conquistá-los, as empresas precisam se preocupar em oferecer mais do que um bom salário. Portanto, é hora de entender características e tendências de comportamento dessa nova geração e adaptar sua empresa para atraí-los.
A geração Z, pós-millennial ou centennial, é a geração mais jovem em idade trabalhista, composta por pessoas que nasceram a partir de 1995. No Brasil, essa geração começou a entrar no mercado de trabalho em meados da década de 2010.
De acordo com a pesquisa “Perfil da Geração Z no Brasil”, essa geração é formada por jovens que cresceram conectados, com fácil acesso à tecnologia e informações. São pessoas que possuem facilidade com a tecnologia e buscam empresas que acompanhem essa mesma tendência.
Esses jovens estão chegando ao mercado de trabalho com uma mentalidade diferente das gerações anteriores, buscando um propósito e valores alinhados com suas crenças pessoais.
Se os millennials tiveram que se adaptar à era digital, a nova geração já nasce com ela, acompanhando toda a sua evolução. Faz parte das suas características ser multitarefa, criativa, colaborativa e extremamente conectada.
De acordo com uma pesquisa da Socialnomics, nos Estados Unidos, 92% das crianças já possuem uma “pegada” digital, como um perfil em redes sociais. Eles não imaginam um mundo sem wi-fi ou smartphone, por exemplo.
Os jovens da geração centennial já enfrentaram recessão e dificuldades financeiras em suas famílias, o que influenciou sua abordagem mais pragmática em relação à carreira. Por isso, baseadas em um relatório da Deloitte, no mercado de trabalho valorizam a segurança financeira e buscam benefícios como suporte à saúde mental, jornadas flexíveis e oportunidades de desenvolvimento de habilidades.
Os jovens da geração Z valorizam a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade, além de priorizarem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Eles buscam um ambiente de trabalho flexível, que valoriza a criatividade e permite que eles desenvolvam suas habilidades.
Essa nova geração tem um comportamento muito diferente das anteriores, principalmente quando se trata do mercado de trabalho. Ela busca trabalhos que lhe proporcionem experiências, desafios e propósito, o que faz com que o mercado tenha que se adaptar para atender essas demandas.
São jovens que buscam trabalho em empresas que compartilhem de suas crenças e que ofereçam um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. São pessoas que buscam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional e que são altamente influenciadas pela sua rede social.
Um estudo publicado pelo MIT Sloan School of Management comprova essa tendência, trazendo quais são os reais benefícios esperados por essa faixa etária:
Já o relatório da Inc., divulgado em 2019, aponta que essa geração preza pela transparência, pelo trabalho em equipe e pelo feedback constante. Os dados apontaram que 60% da geração Z gostaria de receber várias análises durante a semana, e 40% quer que as interações com os superiores sejam diárias.
Para complementar o raio-x sobre essa geração, A McKinsey, em colaboração com a Box1824, realizou um estudo sobre os padrões de comportamento, e dentro os resultados destacaram-se que:
Para atrair a nova geração e reter talentos, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade. Essa geração busca emprego que tenha um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, que tenha uma missão clara e que seja transparente. Portanto, as empresas precisam se preocupar em deixar claro quais são seus valores e crenças e demonstrar engajamento em causas relevantes para a sociedade.
Além disso, é necessário repensar a forma como a sua organização opera. É preciso criar um ambiente de trabalho flexível, que valoriza a criatividade e permite que os colaboradores desenvolvam suas habilidades. Algumas empresas já estão investindo em programas de diversidade e inclusão, oferecendo benefícios flexíveis, oportunidades de desenvolvimento de carreira e suporte aos colaboradores, tanto em nível profissional quanto pessoal.
O SAP SuccessFactors é uma solução de gestão de talentos que pode ajudar as empresas a atrair e reter os profissionais da geração Z. Os módulos da plataforma cloud permitem que a sua empresa:
Com recursos como análise de dados, gestão de desempenho e gestão de aprendizado, o SAP SuccessFactors pode ajudar as empresas a criar um ambiente de trabalho que valoriza a criatividade e o desenvolvimento dos colaboradores, além de estar alinhado com os valores e crenças dessa nova geração aumentando as suas chances de recrutar e reter talentos.
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