Entenda os fatores que definem o salário emocional e como implementar de maneira sustentável na sua empresa.
Em Cultura
Publicado em 31/05/2023 15h16
5 minutos para leitura
Pagar boletos é uma necessidade da maioria dos trabalhadores, mas cada vez mais tem deixado de ser motivo determinante para manter um profissional na empresa. É isso mesmo! Você quer atrair ou manter os melhores profissionais na sua empresa? A moeda de troca de destaque atualmente é o salário emocional.
Uma pesquisa da consultoria americana Robert Half revelou que mais de 80% dos colaboradores consideram o salário emocional tão importante quanto o salário financeiro. Já um estudo da Universidade de Yale descobriu que os profissionais que recebem um salário emocional elevado têm mais probabilidade de permanecer na empresa por mais tempo e de adotar comportamentos positivos, como ajudar os colegas de trabalho.
Mais do que dinheiro, o termo salário emocional está relacionado a uma série de benefícios não obrigatórios que são ofertados aos profissionais como flexibilidade, incentivo a capacitação, ambiente em que valoriza o bem-estar e cuidados com a saúde mental.
Continue a leitura e compreenda com mais detalhes sobre o conceito, a sua importância, benefícios e como aplicá-lo de maneira sustentável na sua empresa.
Não precisa ser um especialista em gestão de RH para ter escutado o termo salário emocional. Se você usa o LinkedIn é provável que já tenha esbarrado com alguma discussão sobre o assunto.
O conceito envolve diversos aspectos do ambiente de trabalho que proporcionam aos colaboradores satisfação e motivação, sem necessariamente envolver remuneração financeira. A ideia é que o colaborador sinta que sua contribuição é valorizada e que faz parte de um ambiente agradável e inclusivo.
É lógico que o termo não substitui a necessidade do pagamento financeiro e os itens previstos por lei. Entretanto, ele tem a função de demonstrar ao colaborador que sua contribuição é valorizada e que faz parte de um ambiente agradável e inclusivo.
É muito importante destacar que o salário emocional não compensa uma remuneração inferior. Dinheiro é importante, afinal, todos temos contas para pagar ou desejamos adquirir algo, mas não é o único fator que será determinante para retenção de talentos.
Uma opção para atender às exigências do mercado de trabalho sem cair em armadilhas seria investir em estratégias de Employee Experience, que visam manter ou melhorar o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho e sua satisfação com o empregador, considerando suas necessidades, desejos e expectativas no dia a dia do negócio.
Entre os principais fatores que caracterizam o salário emocional, podemos citar:
Observamos a importância do salário emocional quando compreendemos as mudanças no mercado de trabalho, principalmente no período pós-pandemia, em que saímos do modelo fixo tradicional e mudamos para o trabalho remoto ou híbrido.
Além disso, a preocupação com a experiência do colaborador faz parte do traço de comportamento da geração Z. Recentemente no mercado de trabalho, eles trazem novas questões de importância ao ambiente corporativo. Para eles dinheiro não é tudo,mas também dão grande importância, se possível mais que o dinheiro, para os valores da marca, como também o que mais o ambiente corporativo tem a lhe oferecer, como crescimento de carreira, bem-estar e qualidade na saúde mental.
Uma empresa que se importa com o Employee Experience na gestão de talentos é capaz de atrair e, mais ainda, reter talentos, aumentando as chances de ser citada em rankings e discussões como um excelente local para se trabalhar.
Como consequência, aumentam o número de profissionais qualificados que vão procurar a organização para trabalhar. Além disso, vamos observar uma queda nos índices de turnover e a gestão de talentos consegue economizar muito verba por reduzir a necessidade de promover processos de recrutamento e seleção para substituição de profissionais.
Além disso, colaboradores satisfeitos e engajados tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Isso resulta em um clima organizacional mais positivo, redução da rotatividade e aumento da lucratividade.
Ou seja, os profissionais ganham em qualidade de vida pessoal e profissional, mas a empresa também, tendo como principais benefícios o aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores, redução da rotatividade e do absenteísmo, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade e da criatividade, fortalecimento da marca empregadora e atração de talentos.
Para que o salário emocional seja realmente efetivo, é importante que ele seja aplicado de maneira sustentável, ou seja, sem comprometer a saúde financeira da empresa. Para isso, é necessário que a empresa faça uma análise cuidadosa das necessidades e expectativas dos colaboradores, definindo quais são os benefícios mais relevantes para cada perfil.
Essas análises podem ser realizadas através de pesquisas de clima, feedbacks frequentes, análise de dados e outras formas de comunicação. O SAP SuccessFactors é uma plataforma de gestão de talentos que pode contribuir de diversas formas com a adoção do salário emocional na sua empresa.
Por meio da plataforma, é possível fazer a análise das necessidades e expectativas dos colaboradores, definir uma política clara de salário emocional, monitorar a satisfação e o engajamento dos colaboradores, entre outras funcionalidades.
Além disso, o SAP SuccessFactors oferece uma série de ferramentas e recursos para a gestão do desempenho, a SAP SuccessFactors Performance and Goals, o módulo oferece uma solução de reconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores, contribuindo para a aplicação do salário emocional de maneira sustentável e efetiva.
Atraia, retenha e engaje os melhores profissionais. Invista na gestão de talentos e no sucesso do seu empreendimento.
Converse com nossos especialistas e encontre a melhor solução para o seu negócio.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil