É preciso reforçar o papel das lideranças em promover ações estruturadas de prevenção, acompanhamento e manutenção da carreira
Em Cultura
Publicado em 24/10/2023 11h15
8 minutos para leitura
Ao longo dos anos a campanha contra o câncer de mama cresceu e se tornou o principal foco de debate do mês de outubro. Muitas empresas passaram a apoiar o Outubro Rosa mas, buscando ir além de iluminar monumentos e distribuir camisetas, o que mais as organizações poderiam estar fazendo?
Os dados do INCA são alarmantes: até o final de 2023, são esperados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo a principal causa de morte entre as mulheres que sofrem de algum tipo de câncer maligno. Em outra pesquisa, o Observatório de Oncologia prevê que, se nada mudar, o câncer de mama deve ultrapassar as mortes por doenças cardiovasculares até 2029.
Esse é um momento difícil para as colaboradoras diagnosticadas com a doença, que precisam enfrentar o tratamento e, muitas vezes, se afastar do trabalho. Por isso, durante todo processo, é crucial o apoio dos gestores de RH e lideranças, principalmente para a manutenção da carreira.
Neste artigo, vamos analisar o papel fundamental da gestão de talentos na promoção do apoio emocional, flexibilidade e adaptação dos colaboradores com câncer no ambiente de trabalho. Além de promover uma cultura organizacional que incentiva o autocuidado, a prevenção e o bem-estar além do Outubro Rosa.
A disseminação das formas de prevenção do câncer de mama é, em primeiro lugar, uma questão humanitária e solidária. Isso requer a união de esforços de todos os agentes que compõem a sociedade, desde pessoas físicas até empresas.
Nas organizações, a maior parcela da responsabilidade pertence à área de Recursos Humanos. O setor tem uma enorme oportunidade de demonstrar que a gestão de talentos realmente se preocupa com o bem-estar físico, emocional e psicológico de suas colaboradoras. Às vezes, basta uma alta predisposição ao câncer de mama para que ocorra um abalo desses três pilares, resultando na queda de concentração e produtividade das mulheres afetadas, seguida de perto pela maximização das incertezas profissionais.
Cedo ou tarde, é possível que a situação também prejudique o desempenho da equipe ou da empresa de forma geral. Felizmente, esse efeito dominó é evitável. É aqui que entra em cena a importância de falar sobre o câncer de mama no ambiente corporativo de maneira aberta e desmistificada.
O planejamento anual de conscientização quanto à prevenção de diversas condições médicas graves, como o câncer de mama, é muito mais humano e eficaz do que simplesmente culpar e isolar os indivíduos com problemas de saúde e indispostos (física ou mentalmente) para o cumprimento de suas atribuições.
A experiência do colaborador com câncer no ambiente de trabalho é única e requer sensibilidade por parte da gestão de talentos. Promover o apoio emocional e a flexibilidade é fundamental para que a colaboradora se sinta acolhida e amparada durante o tratamento.
A conscientização sobre o Outubro Rosa é apenas o primeiro passo. É necessário que as empresas compreendam a importância de oferecer suporte emocional para que a colaboradora possa enfrentar a doença sem prejudicar sua carreira.
A falta de apoio é uma realidade enfrentada por muitos colaboradores que sofrem de doenças graves em suas empresas. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em parceria com o movimento sem fins lucrativos Go All, intitulado "Como as empresas lidam com o câncer?", muitas companhias ainda não estão preparadas para ajudar seu time nessas situações.
De acordo com a pesquisa, 68% dos gestores enxergam a dificuldade em oferecer apoio ao colaborador enfermo como uma das preocupações mais comuns, enquanto a reintegração do sobrevivente de câncer ao local de trabalho é citada por 35%.
Embora 58% das empresas tenham campanhas de prevenção ao câncer e divulguem informações sobre a doença, as práticas tendem a ser genéricas e desarticuladas. Apenas 9% das empresas possuem ações estruturadas de prevenção, acompanhamento e tratamento.
Entre os 20% que de fato possuem programas na área de saúde, a oferta se concentra em serviços não diretamente relacionados ao câncer, como check-ups (73%) e educação para a saúde (72%). É necessário que as empresas se conscientizem da importância de oferecer um suporte mais efetivo aos seus funcionários em situações de doença grave, para que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e produtividade dos mesmos.
Os gestores têm um papel fundamental na adaptação e retomada da carreira dos colaboradores com câncer. Oferecer suporte durante o tratamento e reintegração ao trabalho é parte essencial da gestão de talentos para que o colaborador se sinta valorizado e amparado.
É importante abordarmos a falta de planejamento detalhado em relação à prevenção, monitoramento e tratamento do câncer nas organizações. O dado acima citado pela pesquisa da ABRH de que a maioria das empresas não está preparada para oferecer medidas efetivas para colaboradores que sofrem com a doença merece atenção.
Para mudar esse quadro, é fundamental seguir algumas recomendações, como:
A gestão de RH tem um papel fundamental na promoção de campanhas de autocuidado e prevenção, como em campanhas do Outubro Rosa. Incentivar hábitos saudáveis e exames regulares é uma forma de prevenir o câncer e de valorizar a saúde dos colaboradores. Uma cultura organizacional que preza pelo autocuidado e prevenção contribui para a redução dos índices de câncer e para a valorização da saúde dos colaboradores.
No caso do câncer de mama, o autoexame é determinante para que o diagnóstico aconteça o mais breve possível, permitindo um tratamento menos invasivo e com melhor resultado. Neste sentido, uma recomendação seria para que as lideranças promovam ações preventivas que mostram um olhar preocupado e de acolhimento com as suas colaboradoras.
No Outubro Rosa, muitas marcas trabalham internamente e externamente a campanha e sua gestão também pode aplicar algumas ações que incentivem a prevenção, como:
São algumas alternativas que o gestor de RH e as lideranças podem adaptá-las de acordo com o tamanho e a necessidade de cada equipe. Contudo, é válido ressaltar que nos demais meses do ano, a campanha não precisa ter a mesma intensidade, mas é importante que seja permanente, alertando sobre a necessidade de se cuidar.
A ferramenta de gestão de talentos, SAP SuccessFactors, é um aliado essencial na construção de uma cultura organizacional que se preocupa e valoriza a experiência do colaborador. Através dessa ferramenta, é possível oferecer suporte e realizar um acompanhamento mais eficiente do colaborador com câncer, facilitando sua reintegração ao trabalho e contribuindo para uma cultura de cuidado e prevenção.
Além disso, ao oferecer uma cultura de cuidado e prevenção, é possível reduzir a rotação de colaboradores e o índice de absentismo no trabalho.
A plataforma SAP SuccessFactors HXM Suite, um sistema de gerenciamento de recursos humanos evoluído e baseado em nuvem, com foco em engajamento e experiências. Com a tecnologia, oferecemos suporte à sua empresa com soluções que tornam o dia-a-dia mais simples, gerando assim mais eficiência operacional e agilidade.
A preocupação com uma gestão humanizada e preocupada com as pessoas e o planeta faz parte dos pilares e missão da EPI-USE Brasil. Tanto que 1% da receita global é destinada à ao programa Elephants, Rhinos & People (ERP) , com o objetivo de proteger Elefantes e Rinocerontes em risco e comunidades em situação de pobreza rural na África do Sul.
Também implementamos intervenções táticas para combater o problema da caça furtiva, tais como alternativas sustentáveis como fonte de rendimento comunitário, realocações de elefantes e programas de alívio à seca. Quer saber mais sobre o projeto, clique aqui!
É essencial promover uma cultura organizacional em que a gestão de talentos tem o foco na experiência do colaborador. Dessa forma ele tem à sua disposição apoio emocional, flexibilidade, campanhas de autocuidado e prevenção. Dessa forma, as empresas podem reduzir os índices de absentismo no trabalho e saber que os colaboradores se sentem valorizados e amparados. E o SAP SuccessFactors é a ferramenta para facilitar a gestão da sua empresa. Entre em contato e agende uma demonstração.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil