Mudanças organizacionais estão acontecendo devido a pandemia e vamos contar para você o que vai mudar no dia a dia dos colaboradores pós COVID-19, confira.
Em Cultura
Publicado em 08/02/2021 11h14
4 minutos para leitura
A pandemia do COVID-19 exigiu muitas mudanças organizacionais e trouxe uma enorme responsabilidade para o RH em cuidar dos seus colaboradores neste momento que o mundo está passando.
Isso se deve a diversos fatores, principalmente porque o mercado tem entendido que valorizar os colaboradores é essencial para ter uma cultura corporativa saudável e consequentemente, ter uma equipe pronta para cuidar dos resultados da corporação quando a situação passar.
A pandemia enfatizou essa preocupação, já que qualquer tipo de organização teve que se adaptar aos novos formatos de trabalho com o uso da tecnologia e fez surgir discussões sobre novas mudanças do dia a dia do colaborador após o coronavírus. Vamos citar algumas delas:
Home office já um tema falado há muito tempo, pois é um formato barato e que permite que uma corporação seja preenchida por profissionais que residem em diversos locais.
Em 2020, após o dissipação mundial do COVID-19 e as exigências solicitadas por autoridades de saúde para evitar aglomeração e manter a saúde dos colaboradores protegida, o home office teve que ser adotado rapidamente.
Quando a pandemia for embora, o regime de trabalho flexível estará ainda mais em evidência, sendo dias de trabalhos em escritório e dias em casa. Primeiramente porque os colaboradores já estarão mais acostumados ao uso de plataformas digitais, reuniões virtuais e ao seu ambiente de trabalho.
Em segundo lugar, porque estarão adaptados a uma rotina de trabalho e manterão sua produtividade. Em terceiro lugar, as organizações perceberão que esse formato valida o bem-estar do profissional e que estão no caminho certo para se atualizar frente ao mercado de trabalho.
Apesar da transição do trabalho em escritório para o home office ter criado um desconforto para as pessoas que tiveram que se adaptar a nova comunicação com sua equipe, a usar novas tecnologias digitais e organizar um espaço dedicado para o trabalho, trouxe uma nova visão de como se autogerenciar e como ter produtividade remotamente.
Desta forma, a comunicação entre o gestor e o colaborador estará mudada, os objetivos e resultados serão alinhados com mais transparência e as tarefas do dia a dia do profissional estarão presentes em dashboards virtuais para controle.
Uma mudança que também deve acontecer é a autogestão dos próprios colaboradores sobre seus objetivos (OKRs) e da sua jornada de trabalho.
Novas métricas para medir o desempenho/produtividade do colaborador serão usadas e os projetos antes individuais passarão a ser mais coletivos. Isso significa que por conta do COVID-19, os líderes estão mais preocupadas em inovar sua comunicação e engajar seu pessoal.
Com os colaboradores interagindo sobre seus objetivos (OKRs), gerenciando seu tempo de trabalho e ultilizando plataformas virtuais para essa gestão, as organização deverão contar com dois principais agentes importantes para avaliar e dar apoio a estes colaboradores - o RH e a Tecnologia.
Para que esse novo formato de distribuição de tarefas em equipe aconteça com êxito, a organização deve contar com o apoio do RH, pois é esse departamento que irá estruturar corretamente as responsabilidades de cada profissional e avaliar o desempenho de cada pessoa e assim, entender se há alguma dificuldade que esteja impedindo que qualquer atividades ou processo continue sendo feito.
A tecnologia com certeza vem ampliando os resultados e visão de qualquer négocio há muito tempo e as organizações que estiverem preparadas com sistemas e tecnologias irão se sobressair em relação ao mercado, visto que serão capazes de ter visão completa de tudo que está acontecendo com sua equipe em tempo real, desde horas trabalhadas, avaliar o desempenho, etc. e também, serão capazes de entregar todas as ferramentas necessárias para que o profissional se autogerencie.
As ferramentas de videoconferência já estão sendo usadas de forma habitual durante o COVID-19, mas se comunicar por meio delas será algo ainda mais frequente após a pandemia. Eventos como feedbacks ou Happy Hours com todos da organização devem acontecer com maior regularidade de tempo e por vídeo.
Grande aprendizado que os RHs têm recebido é de se adaptar rapidamente para cuidar dos seus colaboradores e assegurar que estão prontos para seu dia de trabalho.
Novas ações serão criadas para entender a situação de saúde física e emocional dos profissionais, sejam elas simples pesquisas internas ou até ações de interação entre todos, por exemplo: atividades virtuais ou presenciais de engajamento para contar suas curiosidades e interesses por meio de uma plataforma central de comunicação.
Bem-estar dos colaboradores é com certeza um assunto muito importante que será debatido em 2020 e 2021 e vai continuar em 2022.
Você conhece mais alguma mudança que esquecemos de colocar neste conteúdo? entre em contato com a gente: marketing@epiuse.com.br
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