64% dos trabalhadores planejam trocar de emprego em 2024. Como gerar motivação de equipes e mudar esse cenário?
Em RH digital
Publicado em 14/03/2024 09h45
5 minutos para leitura
No ambiente corporativo, uma reviravolta está prestes a ocorrer. De acordo com a pesquisa da Robert Half, metade dos trabalhadores pretende sair em busca de um novo emprego — seja na sua área ou em novos ares. Essa procura por diferentes rumos é motivada por diversos fatores, desde oportunidades de crescimento até a busca por uma realização mais profunda. Mas será que é possível transformar este cenário ao gerar motivação de equipes?
No artigo de hoje, você irá conferir as motivações por trás dessa vontade de mudança e, o mais importante, descobrir estratégias para reverter esse comportamento e ter um time mais engajado.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.
Ainda de acordo com o levantamento, 64% dos profissionais consideram a mudança de empresa como a principal forma de realizar suas aspirações profissionais. Isso envolve busca por salários mais atrativos, oportunidades de crescimento, novos desafios e a flexibilidade de modelos de trabalho remotos ou híbridos.
36% das pessoas já querem ir além e anseiam por uma mudança mais radical, explorando diferentes áreas de atuação ou profissões. Para esse grupo, a motivação vai além do financeiro: querem que a carreira traga mais realização pessoal, qualidade de vida, novos propósitos, além de ter uma sede por aprendizado.
Entre os fatores que contribuem para a desmotivação dos profissionais e influenciam significativamente sua decisão de buscar novas oportunidades de emprego, destacam-se:
Profissionais almejam desenvolvimento contínuo e progressão na carreira. Quando as oportunidades de crescimento são limitadas dentro da empresa, a desmotivação se instala.
Salários competitivos são cruciais para a satisfação profissional. Quando os colaboradores percebem uma discrepância entre suas habilidades e a remuneração oferecida, a busca por outras alternativas se intensifica.
Rotinas monótonas e a ausência de desafios estimulantes podem levar à desmotivação. Profissionais buscam ambientes que ofereçam oportunidades para aplicar e aprimorar suas habilidades.
Os benefícios corporativos, como plano de saúde, flexibilidade de horários e opções de trabalho remoto, tornaram-se pontos decisivos na satisfação profissional. A ausência desses pontos pode contribuir para a insatisfação.
A cultura da empresa desempenha um importante papel na motivação dos colaboradores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e comunicação podem desencadear a busca por ambientes mais saudáveis.
Profissionais desejam ser reconhecidos por suas contribuições. A falta de feedback positivo e reconhecimento pode resultar em desmotivação e desengajamento.
Uma liderança fraca pode gerar descontentamento. A falta de direcionamento, suporte e comunicação clara por parte da gestão pode levar os profissionais a considerarem outras oportunidades.
A busca por equilíbrio entre trabalho e vida pessoal tornou-se uma prioridade para muitos profissionais. Muitos profissionais se sentem esgotados com a alta demanda de trabalho; Empresas que não oferecem essa conciliação podem perder talentos para organizações mais flexíveis.
Mas é possível transformar este cenário se o RH agir de forma estratégica.
Confira algumas práticas que podem ajudar neste processo:
Investir em programas de desenvolvimento profissional vai além de oferecer cursos. É necessário cultivar um ambiente que incentive a aprendizagem contínua. Ao proporcionar desafios que estimulem o crescimento, a empresa demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento individua.
A remuneração é mais do que apenas a questão de valores monetários; é um reflexo do reconhecimento do valor do colaborador. Ao revisar políticas salariais, as empresas têm a oportunidade de enviar uma mensagem clara sobre o quanto valorizam suas equipes. Essa prática não apenas motiva financeiramente, mas também contribui para uma cultura organizacional que reconhece e recompensa o esforço.
A busca por desafios e projetos estimulantes na verdade pode contribuir para uma busca por propósito. Os profissionais anseiam por algo mais significativo e sentir que estão fazendo a diferença.
A flexibilidade é uma demonstração de respeito pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Ao oferecer horários flexíveis ou opções de trabalho remoto, as empresas sinalizam que compreendem a importância da vida fora do escritório. Esse entendimento contribui para a construção de uma cultura que valoriza a pessoa por trás do profissional.
Cultivar uma cultura organizacional positiva pode transformar o dia a dia da equipe. Quando líderes e colaboradores vivenciam os valores da empresa na rotina diária, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e confortável.
O apoio à saúde mental é uma forma de cuidado com o colaborador. Ao oferecer recursos e ambientes que promovam o bem-estar mental, as empresas cuidam do aspecto emocional de seus colaboradores, além de construir uma cultura que prioriza a saúde integral.
O feedback construtivo é uma ferramenta que contribui com o crescimento profissional. Quando os colaboradores recebem orientação e têm a oportunidade de aprimorar e agir para o seu desenvolvimento, a empresa constrói uma cultura de aprendizado contínuo e aprimoramento mútuo.
Aplicar estratégias para gerar mais motivação das equipes resulta na valorização e promoção do desenvolvimento dos colaboradores. Essa abordagem também reflete nos resultados da organização, uma vez que o time passa a ser mais engajado e produtivo.
Você sabia que o SAP SuccessFactors também se destaca como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento da motivação das equipes?
Como uma plataforma cloud de Gestão de Talentos, o SuccessFactors também proporciona uma experiência ao colaborador ao longo de seu ciclo na empresa.
A solução estratégica ajuda na retenção de talentos e também contribui com a promoção da cultura organizacional. Entre em contato com nosso time para descobrir como o SucessFactors pode te ajudar. Fale agora com um especialista.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil