Maximize a eficiência da gestão de pessoas com ChatGPT, desde recrutamento até treinamento e desenvolvimento de colaboradores
Publicado em 21/09/2023 10h00
9 minutos para leitura
Inteligência Artificial no RH: O futuro do trabalho está cada vez mais conectado à tecnologia, e a inteligência artificial (IA) generativa é um dos principais pilares dessa transformação digital. No setor de Recursos Humanos, o uso da tecnologia já é uma realidade há algum tempo, contudo as tecnologias generativas estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia das empresas.
Tecnologias de inteligência artificial generativa trazem inúmeras possibilidades para otimizar os serviços da gestão de RH. Ao facilitar e automatizar processos diários, antes tidos como simples, esses recursos podem melhorar a eficiência como um todo, fornecendo informações valiosas sobre a empresa e seus funcionários. É por isso que profissionais da área têm buscado ferramentas para impulsionar seus resultados.
Para se ter noção do crescimento do uso de ferramentas de inteligência artificial generativa e a sua influência na transformação digital, há um estudo do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), que conversou com profissionais brasileiros, onde apontou que 60% dos entrevistados já usaram o Chat GPT e 70% deles relataram que acessam a ferramenta de forma esporádica.
Neste texto, discutiremos as possibilidades que ferramentas de inteligência artificial generativa, em geral, oferecem para a área de RH, seus benefícios, mas também sobre a importância de utilizar ferramentas certificadas para garantir a credibilidade dos processos.
A Inteligência Artificial Generativa é um tema que tem chamado a atenção de muitas pessoas. Além do conhecido ChatGPT, existem outras ferramentas que utilizam essa tecnologia e que podem ser muito úteis, como Midjourney (executado dentro do Discord) e o Github Copilot. Mas, afinal, do que se trata?
A Inteligência Artificial é um conjunto de sistemas integrados com o objetivo de coletar e utilizar dados para realizar tarefas similares à inteligência humana. O grande desafio da IA é emular a nossa capacidade de raciocínio para alcançar o mesmo desempenho em criatividade, versatilidade e engenhosidade.
Já as Inteligências Artificiais Generativas utilizam as Generative Adversarial Networks (GANs), que são redes neurais capazes de gerar respostas únicas, inéditas e realistas. Essas redes conseguem aprender os padrões de construção de informações sem depender ou avisar os seres humanos. É nesse universo que está a tecnologia GPT (Generative Pre-Trained Transformer), que possibilita a geração de textos, imagens, áudio, apresentações e muito mais.
O ChatGPT tem como objetivo fornecer informações precisas e úteis aos usuários, ajudando-os a encontrar respostas para suas perguntas e a ter conversas interessantes e informativas. Projetado para ser fácil de usar e acessível para todos, é uma ferramenta valiosa para aqueles que procuram informações e querem otimizar suas produções.
Com essas facilidades em vista, a inteligência artificial generativa tornou-se uma ferramenta de destaque na transformação digital do RH e das empresas como um todo, por permitir que os usuários interajam com sistemas de inteligência artificial de uma forma mais natural e fluida do que nunca antes.
A transformação digital trouxe inúmeras oportunidades para o RH, e a utilização da IA generativa é uma das grandes revoluções. Ela agiliza processos, melhora a tomada de decisões e permite uma análise mais profunda dos dados.
A utilização da IA generativa pode trazer mudanças significativas na operação e gestão do RH, impactando positivamente o setor e beneficiando os colaboradores. A tecnologia tem contribuído para aprimorar a gestão de pessoas, proporcionando mais oportunidades de crescimento.
Embora a IA pareça algo distante e complexo, ela já está presente em nosso dia a dia. Os celulares, aplicativos, programas e softwares que utilizamos são exemplos disso.
Ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, a IA generativa permite que o RH concentre seus esforços em ações mais estratégicas, facilitando a tomada de decisões. Além disso, ela também contribui positivamente em outros processos, como o de recrutamento e seleção, tornando-o mais assertivo e efetivo.
Entretanto, devemos lembrar de preservar a ética e responsabilidade na utilização da inteligência artificial generativa, levando em consideração questões como privacidade e transparência.
A IA generativa é uma das tecnologias mais avançadas da atualidade e tem sido amplamente utilizada no ambiente corporativo. Um estudo, de 2018, da Accenture Strategy, previu que quanto maior o compromisso das empresas com a IA, é possível aumentar lucros em 38% e empregos em 10% até 2022. E isso nós já observamos a passos largos.
No entanto, como qualquer outra tecnologia, a IA generativa tem suas vantagens e desvantagens. Abaixo estão algumas delas:
Ou seja, esta pode ser uma ferramenta valiosa no ambiente corporativo, mas é importante que as empresas considerem cuidadosamente suas vantagens e desvantagens antes de implementá-la. Lembrando que devemos usar essas ferramentas com ética e responsabilidade, com objetivo de garantir a melhor integridade e resultado para a empresa e seus stakeholders.
Atualmente ferramentas de IA generativa em sistemas de gestão empresarial encontram-se ainda em nível de teste, mas os seus conceitos já podem ser aplicados no dia a dia do RH para realizar algumas tarefas mais simples. Algumas possibilidades de aplicação da IA generativa no dia a dia do RH são:
Pode ser utilizado para responder perguntas frequentes dos colaboradores, como informações sobre benefícios, políticas internas, procedimentos de RH, entre outros. Desse modo, a análise dos dados permite definir ações adequadas para motivar e engajar os colaboradores na empresa. Além disso, um software ajuda a visualizar o progresso e monitorar a percepção ao longo do tempo.
Pode ser programado para realizar triagem de currículos e responder perguntas básicas de candidatos, como informações sobre a empresa e requisitos da vaga. Isso pode ajudar a agilizar o processo seletivo e melhorar a experiência dos candidatos. Outro fator que a inteligência artificial generativa contribui é na análise comportamental. Assim, o candidato responde questionários para que o RH tenha conhecimento sobre suas habilidades e se elas estão de acordo com a vaga.
Pode ser utilizado para fornecer informações e orientações sobre treinamentos e desenvolvimento de carreira para os colaboradores. Isso pode ajudar a aumentar a adesão dos funcionários aos programas de desenvolvimento e melhorar a sua efetividade.
Ferramentas de IA generativa podem ser utilizados para realizar pesquisas de clima organizacional e coletar feedback dos colaboradores. Isso pode ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria na empresa e permitir que os profissionais de RH ajam de forma mais precisa e efetiva.
Como dito anteriormente, é importante ressaltar que ferramentas de Inteligência artificial generativa em sistemas de gestão empresarial ainda estão em fase de teste e que as suas funcionalidades podem ser limitadas. Além disso, gestores devem avaliar cuidadosamente quais as tarefas contemplam ser automatizadas e quais exigem o contato humanizado. As ferramentas de IA generativas podem ser úteis para otimizar processos e melhorar a eficiência do RH, mas não podem substituir completamente os profissionais de RH e o seu papel estratégico na empresa.
É evidente que a inteligência artificial oferece uma série de vantagens, mas é importante ter cuidado ao investir em tecnologia. Para garantir uma utilização responsável e ética, é fundamental que a IA esteja em conformidade com a LGPD - a Lei Geral de Proteção de Dados. Isso assegura transparência em relação ao seu uso, evitando possíveis casos de discriminação.
No dia a dia do RH, é possível automatizar respostas a perguntas comuns dos funcionários - como informações sobre benefícios e políticas da empresa - com o uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, e outras, como chatbots e assistentes virtuais.
Além disso, o RH pode tomar decisões mais informadas sobre promoções e treinamentos utilizando a inteligência artificial generativa, pois ela identifica padrões de comportamento e desempenho dos funcionários.
No entanto, é importante lembrar que a utilização da inteligência artificial não deve substituir completamente a interação humana no RH. Ainda é necessário ter um contato próximo com os funcionários para entender suas necessidades e preocupações.
Além disso, é essencial garantir que a utilização da inteligência artificial seja ética e transparente, respeitando a privacidade e os direitos dos funcionários.
Ao utilizar ferramentas de inteligência artificial generativa, o RH pode melhorar sua eficiência e produtividade, permitindo que se concentre em tarefas mais estratégicas e de maior valor para a empresa.
Ao integrar ferramentas de IA generativas com SAP S/4HANA, podemos revolucionar a forma como sua empresa opera. Estamos falando de uma comunicação natural e eficiente que economiza tempo e aumenta a produtividade. É como ter uma arma secreta que levará o seu negócio ao próximo nível!
Além disso, nosso sistema de integração conta com um rigoroso critério de riscos, que verifica o compartilhamento de informações e dados que podem gerar alguma crise, como descriminação por raça e gênero.
Vale ressaltar que SAP SuccessFactors oferece recursos avançados de privacidade e segurança de dados, garantindo que as informações dos funcionários sejam protegidas e utilizadas de forma responsável.
De toda forma, nesta fase de testes, o ideal é que o uso de ferramentas de IA generativa, porém sempre consultando outras fontes. Utilizar sempre materiais oficiais, apostilas SAP, fóruns SAP, etc, para balizamento das respostas obtidas com a IA.
A gestão de pessoas está sendo remodelada pela IA Generativa. Ela traz inovações para recrutamento, avaliação de desempenho, trilha de carreira e desenvolvimento profissional com uma abordagem mais objetiva e baseada em dados.
No entanto, é importante lembrar que a IA generativa é uma ferramenta complementar ao trabalho humano. É crucial manter um equilíbrio entre a eficiência da IA e a importância do olhar humano, sua empatia e intuição, enriquecendo o trabalho das pessoas com dados e análise lógicas.
Deseja tornar sua empresa mais competitiva, mas sem correr riscos de credibilidade? Com SAP SuccessFactors você pode alcançar o máximo potencial da IA generativa no seu RH. Entre em contato e agende uma demonstração.
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