Ao que tudo indica, a indústria 4.0 está em pleno crescimento e deve transformar totalmente o mercado corporativo. Saiba mais.
Publicado em 05/03/2024 09h52
4 minutos para leitura
A Indústria 4.0 está moldando o cenário econômico brasileiro de maneira exponencial, preparando-se para atingir a impressionante marca de US$ 5,62 bilhões até 2028. Estes são os dados do estudo "Monitor da Indústria 4.0", realizado pela empresa de análises de mercado e consultoria International Market Analysis Research and Consulting (IMARC).
Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, o conceito promete transformar radicalmente o mercado. Para os líderes visionários, esta não é apenas uma tendência a ser observada, mas uma oportunidade para moldar o futuro.
Não quer ficar para trás? Então siga com a leitura.
De maneira breve, podemos dizer que a Indústria 4.0 é um conceito que abrange a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), big data, robótica e computação em nuvem. Tudo isso para otimizar os processos de produção e redefinir os modelos de negócios.
É a convergência de dados, máquinas inteligentes e conectividade total, criando um novo paradigma na indústria. Esta abordagem tem como principais pilares:
O conceito de Indústria 4.0 originou-se na Alemanha, por volta dos anos 2000, marcando uma nova era na produção industrial baseada na integração de tecnologias digitais. Essa revolução teve como propósito a criação de fábricas inteligentes, capazes de se adaptar dinamicamente às demandas do mercado, otimizando recursos e elevando a eficiência e qualidade dos produtos.
A Indústria 4.0 se materializa por meio da integração de sistemas ciber-físicos, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem.
Sua implementação representa a quarta revolução industrial, sucedendo as fases de mecanização, eletrificação e automação. O cenário atual é marcado pela digitalização da indústria, destacando a era 4.0 como um momento de transformação fundamental.
Então, temos uma mudança na forma como as máquinas se comunicam e utilizam informações para aprimorar os processos de produção, promovendo eficiência, autonomia e economia.
Dados do relatório Tendências Globais de RH no setor de Manufatura – 2023 mostram que apesar do avanço da Indústria 4.0 avançar no Brasil, a falta de profissional qualificado pode ser um obstáculo.
Por isso, líderes que abraçam a Indústria 4.0 não apenas acompanham o avanço tecnológico, mas o impulsionam. Empresas inovadoras e lideranças que adotam soluções inteligentes de automação e integração estão moldando o futuro corporativo.
As organizações que trazem de maneira natural e gradativa esses avanços podem ter bons resultados, mas é preciso ter cautela: cada passo deve ser pensado, levando em consideração a operação, a cultura da empresa e sua capacidade de incorporar novas tecnologias.
A Indústria 4.0 está em pleno crescimento. As projeções indicam uma ascensão exponencial desse setor, impulsionado pela rápida adoção de tecnologias digitais em diversas esferas.
Ainda de acordo com a IMARC,entre 2017 e 2022, os maiores setores usuários da automação 4.0 no mundo foram petróleo e gás (18,4%), alimentos e bebidas (15,2%) e energia e serviços públicos (14,2%).
Quanto à participação nesse mercado mundial, segundo a pesquisa, a Europa responde por 34,1%, seguida por Estados Unidos e Canadá, enquanto a América Latina representa apenas 7,2%.
A expectativa é de que a Indústria 4.0 global crescerá quase 145% até 2028.
A estratégia da SAP é ajudar as empresas de todos os tamanhos e em todas as indústrias a operar da melhor maneira possível. Nossas tecnologias avançadas de machine learning, Internet of Things (IoT) e análise ajudam a transformar os negócios em empresas inteligentes.
A SAP contribui para que as pessoas e as organizações tenham profundos conhecimentos de negócios e promove a colaboração que lhes permite se manter sempre à frente da concorrência.
A EPI-USE pode conectar o conhecimento profundo dessas tecnologias com uma visão estratégica, abrindo portas para que líderes se destaquem nesse novo paradigma.
Quer saber como? Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui e entenda como podemos te ajudar.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil