Habilidades comportamentais estão sendo valorizadas e exigidas em diversos cargos
Publicado em 01/02/2024 14h45
4 minutos para leitura
Gestão de Desempenho | Vivemos em uma era onde as habilidades comportamentais são o diferencial no mundo corporativo. Com as rápidas mudanças tecnológicas e a chegada do Mundo BANI, você já deve ter percebido que não apenas expertise técnica. Os seus talentos precisam ter habilidades interpessoais, as famosas soft skills.
E se você acha que, para isso, vai precisar fazer uma revolução no quadro de colaboradores, calma que não é bem assim. É possível começar identificando quais habilidades as pessoas que já fazem parte das suas equipes precisam desenvolver, com a ajuda de ferramentas de gestão de desempenho, por exemplo.
Mais adiante, vamos entender como fazer isso, mas primeiro vamos nos aprofundar nas soft skills e entender por que elas ganharam tanta relevância no mercado atual. Continue a leitura.
De acordo com um levantamento realizado pelo LinkedIn, 92% dos recrutadores consideram as soft skills uma prioridade. Esse dado reflete a crescente importância das habilidades comportamentais no ambiente corporativo, evidenciando uma mudança nas demandas do mercado de trabalho.
Nos últimos anos é perceptível que houve uma redefinição dos papéis de líderes de grandes organizações. Se antes, o amplo conhecimento técnico era mais valorizado, agora o foco também está em habilidades emocionais, como por exemplo a capacidade de liderança, inteligência emocional e ouvir o próximo.
A Harvard Business Review conduziu uma análise de 5 mil descrições de cargos desenvolvidas pela empresa global de recrutamento de altos executivos Russell Reynolds em parceria com seus clientes.
A análise revela que as empresas continuam buscando profissionais com habilidades operacionais e expertise. Contudo, essas competências estão perdendo importância à medida que as soft skills se tornam prioridade para os principais líderes, incluindo CFOs, CIOs, CHROs, CMOs e, sobretudo, CEOs.
O avanço tecnológico e as mudanças na dinâmica do trabalho, também acelerados pela pandemia da Covid-19, marcaram a chegada do Trabalho 4.0. Surge então o chamado “mundo BANI” - originalmente Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible; em tradução, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
Nesse contexto, a agilidade, a adaptabilidade e a resolução de problemas complexos se tornam cruciais. O futuro do trabalho exige profissionais preparados para lidar com a velocidade das mudanças e para tomar decisões rápidas em ambientes incertos.
O RH desempenha um papel estratégico na adaptação das organizações ao Mundo BANI, focando na agilidade, bem-estar dos colaboradores, gestão eficaz de talentos e promoção de uma cultura que abraça a mudança e a diversidade.
Neste novo cenário, as empresas buscam por pessoas que possuam algumas habilidades comportamentais bastante importantes que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável do negócio. Entre as principais, estão:
Profissionais capazes de analisar situações complexas, identificar soluções inovadoras e tomar decisões são altamente valorizados. A capacidade de lidar com desafios imprevisíveis e encontrar soluções criativas é essencial em um ambiente BANI.
A habilidade de pensar de maneira inovadora e gerar ideias criativas é crucial. Empresas buscam profissionais que possam contribuir para a inovação e encontrar abordagens não convencionais para os problemas.
Dada a natureza não linear do ambiente BANI, profissionais que podem se adaptar rapidamente a mudanças e abraçar novas tecnologias e metodologias são altamente valorizados.
A capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como entender e influenciar as emoções dos outros, é essencial para construir relações interpessoais eficazes, especialmente em um ambiente corporativo.
A habilidade de se comunicar clara e eficazmente, tanto verbalmente quanto por escrito, é fundamental. Isso inclui a capacidade de adaptar a comunicação a diferentes públicos e contextos.
A colaboração é primordial em ambientes de trabalho dinâmicos. As empresas valorizam os profissionais que podem trabalhar efetivamente em equipe, compartilhando ideias, apoiando colegas e contribuindo para objetivos comuns.
A empatia é cada vez mais importante, especialmente em um mundo BANI, onde as relações humanas são fundamentais. Compreender as necessidades e perspectivas dos colegas e clientes contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
As organizações procuram profissionais que possuem um alto nível de autoconhecimento, compreendendo suas próprias forças e fraquezas, e a capacidade de autogestão em termos de tempo e prioridades.
A vontade de aprender e a curiosidade intelectual são características valorizadas, especialmente em um ambiente onde a tecnologia e as práticas de trabalho estão em constante evolução.
A capacidade de lidar com a pressão, superar obstáculos e se recuperar de falhas é uma habilidade crucial em um ambiente BANI, onde a resiliência é necessária para enfrentar incertezas.
A gestão de desempenho desempenha um papel vital no desenvolvimento das habilidades e competências de uma equipe, e a tecnologia, incluindo plataformas como o SAP SuccessFactors, pode ser uma aliada poderosa nesse processo.
As empresas podem utilizar a ferramenta na gestão de desempenho e identificar lacunas nas habilidades dos colaboradores. Essa análise ajuda a entender quais skills são necessárias para atingir os objetivos organizacionais e individuais.
Com ela, é possível criar estratégias mais eficazes e personalizadas para o desenvolvimento contínuo das habilidades e competências da equipe, alinhando-as de forma mais eficiente aos objetivos organizacionais.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa.
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