A estratégia das empresas é utilizar elementos de jogos para gerar engajamento. Entre os pontos chaves estão a sensação de prazer ao completar os desafios e as recompensas
Em News
Publicado em 25/05/2023 17h30
6 minutos para leitura
A gamificação no treinamento de colaboradores é mais do que uma tendência, e tem se mostrado uma estratégia eficaz para o engajamento e a motivação nas empresas. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 83% dos colaboradores se sentem mais motivados quando há elementos de jogos em seus treinamentos. Além disso, 89% se sentem mais produtivos quando seu trabalho está gamificado.
Ao transformar o processo de aprendizado em uma experiência lúdica e estimulante, a gamificação ajuda a criar um ambiente mais descontraído e menos formal, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade dos colaboradores em relação ao treinamento.
E com auxílio dos avanços tecnológicos, os softwares de gestão de desempenho podem auxiliar na aplicação dessas metodologias, tendo como principais benefícios o engajamento, mas também a retenção de talentos.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre esta tendência, seus principais benefícios e principais passos a serem seguidos para aplicação na sua empresa.
A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos (como pontos, prêmios, desafios, competições, etc.) em processos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, com o propósito de tornar essas atividades mais interativas, envolventes e atraentes para os participantes.
Colaboradores mais motivados e envolvidos com a cultura organizacional têm maiores chances de se sentirem valorizados, e permanecer na empresa, aumentando a retenção de talentos e reduzindo os gastos com recrutamento e processos de seleção.
É uma metodologia que pode ser utilizada para treinamentos corporativos, aulas, atividades diárias, na área da saúde e na elaboração de campanhas de marketing. Esta estratégia aplica recursos com design de jogos, avatares, missões e recompensas, que podem, inclusive, serem aplicados por meio de softwares de gestão de desempenho, para elevar o engajamento da equipe e o comprometimento nos treinamentos.
Tornou-se uma tendência entre as corporações porque não há uma pessoa que não esteja familiarizada com jogos. Quem nunca ficou obcecado por um determinado jogo e ansioso para avançar nas próximas fases? Tanto que a técnica, inclusive, auxilia no aprendizado e conexão de colaboradores multinacionais, uma vez que a prática de jogos é uma instituição universal.
A partir de um método inovador, a gamificação em treinamento quebra barreiras, moderniza as atividades e desenvolve colaboradores mais qualificados e prontos para entregarem os melhores resultados para a empresa.
Nos jogos, são trabalhados três conceitos:
É o que o jogador participante do game almeja conquistar. As metas podem estar relacionadas desde aos conceitos presentes no dia a dia de trabalho até o desenvolvimento de habilidades, à medida que o jogador passa de fase.
Ao estabelecer metas no game, os colaboradores se tornam mais interessados com a ideia de aprender jogando, criando um senso saudável de competição e a vontade de procurar soluções para os obstáculos propostos.
Definem o comportamento do usuário dentro do jogo, como as dinâmicas a serem seguidas para atingir as metas. Prestando atenção nas regras, o jogador entende melhor aquilo que o ajuda ou não ajuda ao passar de fase.
É importante que o desenvolvimento do jogador seja observado, principalmente para fazer com que ele perceba o que está indo bem e o que está o atrapalhando no processo do jogo. No contexto organizacional são os gestores que assumem o papel de oferecer esse feedback, de modo que o propósito da atividade seja cumprido.
A gamificação promove diversos benefícios para as empresas. Duas das palavras mais utilizadas para contextualizar essa metodologia são: motivação e engajamento.
Além disso, também pode contribuir para:
Como toda ação feita dentro da empresa, a implementação da gamificação parte do planejamento, da estruturação e do alinhamento dos gestores para garantir o sucesso da estratégia. Uma plataforma de gestão de desempenho em RH pode ajudar na aplicação da gamificação no treinamento dos colaboradores de várias formas:
Por isso, um software de gestão de desempenho em RH ajuda os colaboradores a se engajarem com mais entusiasmo no processo de aprendizagem corporativa e a aumentarem sua capacidade de absorção de habilidades e competências.
Uma indicação para empresas que desejam investir nesse tipo de metodologia é o módulo SAP WorkZone da SAP SuccessFactors. É um software de gestão de desempenho que vai além da intranet tradicional e proporciona uma experiência de trabalho digital intuitiva que fornece insights, aplicativos e processos de negócios, informações e comunicações relevantes em um único ponto de entrada.
A EPI-USE Brasil fez a primeira implementação de WorkZone no Brasil em uma seguradora, com mais de 4000 colaboradores, tinha como desafio proporcionar uma experiência de trabalho digital intuitiva e personalizada que permitisse um fácil acesso às aplicações e processos empresariais.
A parceria tornou-se um case de sucesso, proporcionando à equipe de RH, TI e à organização incríveis resultados como: identificar as mudanças e os responsáveis e atender de forma rápida, prática e eficaz e eliminar procedimentos manuais. Para saber mais sobre esta solução, acesse aqui!
Ficou interessado e gostaria de solicitar uma demonstração? Converse com nossos especialistas!
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil