Seu feedback é realmente bom? Aprenda a otimizar resultados e não perder talentos na gestão de desempenho com métodos ágeis
Publicado em 18/01/2023 19h11
7 minutos para leitura
Chega de silêncio sobre desempenho e somente avaliações semestrais ou anuais. A metodologia de feedback contínuo é capaz de potencializar as competências do seu time e rever rotas de forma assertiva.
Você ainda é um gestor que acredita em avaliações de desempenho semestrais ou anuais, em que ocorre um acúmulo de ações a serem repreendidas? E que tem o foco apenas no resultado e, se for negativo, a resposta é o desligamento do colaborador? Pare agora mesmo!
O correto é que o profissional seja alertado constantemente sobre os rumos insatisfatórios das suas atividades ou dos seus resultados à frente de projetos, antes de receber a demissão. E esse alerta vem de algumas conversas francas de avaliação e devolutivas do líder.
O feedback da forma como muitos conheciam até agora está com os dias contados. A prática de dar retornos sobre o trabalho e o comportamento dos colaboradores vem se transformando e mudando de formato. Não é mais uma ação para “puxar a orelha” de quem não está atendendo às expectativas ao final de cada ciclo.
O feedback contínuo surgiu para dar retornos constantes e consistentes aos colaboradores. Diferente das avaliações de desempenho, auxilia no gerenciamento de equipes, no alinhamento de expectativas entre lideranças e colaboradores, na motivação dos profissionais e na sua produtividade.
Tanto que especialistas de gestão de RH apontaram que investir em plataformas e ferramentas de pesquisas e metodologias diferenciadas de feedback, inclusive, é uma das tendências de gestão de RH em 2023.
Neste artigo, vamos entender mais sobre o que é feedback contínuo, o passo a passo para aplicá-lo na sua empresa e obter melhorias no desempenho e produtividade da sua equipe.
O feedback contínuo é uma prática de gestão em que os líderes conversam com seus colaboradores periodicamente para trocar informações sobre sua evolução, alinhar expectativas, rever rotas e sinalizar pontos de melhoria de ambas as partes.
Um estudo desenvolvido pela WorkTrends da IBM com mais de 19 mil trabalhadores, de 26 países diferentes, revelou um dado interessante: o nível de engajamento dos funcionários que recebem um reconhecimento é quase 3 vezes maior do que o daqueles que não o fazem.
Os retornos são oferecidos em diálogos estruturados, com foco no trabalho individual e coletivo. O feedback contínuo permite correções mais rápidas e pontuais, evitando que falhas menores se tornem problemas mais graves.
A ideia é que, ao ter uma visão mais próxima dos acontecimentos, se consegue solucionar os problemas internos à medida que eles aparecem, fazendo com que a gestão fique mais dinâmica e efetiva.
Os colaboradores são incentivados a compartilhar suas aspirações com seus gestores e cobrar um direcionamento para atingir seus objetivos, caso este não lhe esteja sendo oferecido.
Uma equipe motivada, harmoniosa e satisfeita com o ambiente de trabalho é essencial para que uma empresa alcance seus objetivos. Mas como manter esse espírito e produtividade?
A ideia do feedback contínuo é justamente acompanhar o liderado por metodologias ágeis, por sprints, projeto, data, como melhor for considerado o perfil da empresa e sua equipe. Contudo, existem algumas ações que podem guiar a construção e aplicabilidade pelo time do RH.
A palavra-chave que diferencia o feedback contínuo de outras ferramentas de avaliação é a frequência. Análises anuais ou ou semestrais tornam-se um espaço muito grande de tempo, principalmente com as evoluções tecnológicas, em que quase tudo acontece “em tempo real”.
Por isso, como aponta o próprio nome, o foco é em uma avaliação contínua. Ao realizar análises de desempenho pontuais, acompanhando o dia a dia, cria-se uma cultura corporativa em que os colaboradores possam melhorar aos poucos, lidando com um problema de cada vez, e facilitando a assimilação das melhorias necessárias. Assim, o trabalho e a evolução se tornam mais fluidos e produtivos.
É fundamental que os responsáveis pela gestão da sua empresa e lideranças comprem a ideia do feedback contínuo e entendam que ele trará ganhos para o desenvolvimento dos colaboradores, bem como para melhorar o relacionamento entre a gestão e o seu time.
De acordo com um levantamento feito pela Bamboo HR, 44% das pessoas que pediram demissão de empresas disseram que, entre os motivos, pesou o fato de terem tido uma liderança tóxica. A falta de reconhecimento foi outra das causas (20%).
Ao promover a prática do feedback contínuo, o gestor de RH consegue eliminar processos desnecessários mais rapidamente para chegar ao resultado desejado. E isso contribui para a possibilidade de definir objetivos mais precisos, simples e palpáveis, ao passo que um único objetivo completo, com acompanhamento frequente, pode ser desmembrado em alguns objetivos simplificados.
Cria-se, então, um modelo mais dinâmico de processos, em passos claros e tarefas que dão a sensação de serem mais “leves”. O resultado é um cumprimento mais rápido de metas, maior satisfação dos times e aumento na produtividade.
Para auxiliar nesta função, o uso de ferramentas online de gestão de pessoas é uma ótima alternativa. Normalmente, elas oferecem espaços específicos para direcionar retornos aos colaboradores e realizar comentários sobre performance e desempenho.
Como sugestão podemos citar a solução Center of Capabilities do SAP SuccessFactors - uma estrutura centralizada que conecta habilidades,competências, pontos fortes, estilos e capacidades individuais para pessoas e experiências. São módulos de acompanhamento de desempenho – baseado em métodos ágeis, valioso tanto para reter talentos quanto para corrigir rotas.
Para ver os benefícios da aplicação na prática, você pode assistir o nosso webinar: Case de sucesso ClearSale Novo Normal.
Outra aplicabilidade do SAP SuccessFactors, é uma funcionalidade específica dentro do módulo de metas, o Performance Management and Goals Management - PMGM é uma solução em nuvem que agilizará o processo de gerenciamento de desempenho e metas quando totalmente implementado.
A funcionalidade é muito utilizada pela própria equipe da EPI-USE Brasil, que conta com mais de 3.500 colaboradores globalmente. E inclusive, adaptamos para alguns outros clientes como OKR e Dafiti.
O PMGM melhora o processo de avaliação de desempenho, integrando-se perfeitamente com o Learning Management System, bem como o módulo Onboarding (planejado) e se alinha com o plano estratégico geral para iniciativas de desenvolvimento de carreira, planejamento de remuneração e planejamento de sucessão.
Como resultado, a produtividade é aprimorada, pois alinha os funcionários às metas corporativas, aumenta o engajamento diário, melhora a responsabilidade pelo desempenho e processo de revisão mais eficiente. Além disso, possibilita alta retenção, pois cria feedback significativo, entende as necessidades de desenvolvimento e fornece ajustes de remuneração justos.
É válido apontar que o uso das plataformas otimiza o tempo investido em reuniões periódicas e tem ainda o benefícios de manter um histórico de todos os feedbacks, assim, é possível acompanhar melhor o desenvolvimento de cada funcionário.
Pode-se apontar o feedback contínuo como uma ferramenta preventiva, uma vez que é capaz de alertar conflitos em seus estágios iniciais. Serve de parâmetro para os gestores de pessoas e líderes detectarem os pontos falhos, não apenas dos funcionários, mas de toda a empresa, se tratando de gestão, condução e execução dos processos e atividades.
Além disso, a ferramenta proporciona outras vantagens a sua corporação, entre elas:
Pode ser usado como um instrumento para medir se os objetivos alcançados estão de acordo com as expectativas da organização. Apesar de um pouco informal, é possível fazer um levantamento das tarefas executadas e com um volume relevante de informações em mãos será mais fácil tomar decisões.
O colaborador com um retorno sobre a sua performance tem a possibilidade de aprimorar as suas capacidades para o desenvolvimento de suas habilidades. Saber onde existem deficiências permite concentrar o foco no que pode ser melhorado até chegar à excelência.
É uma ótima estratégia para reduzir a rotatividade de colaboradores, temido turnover, e aumentar as chances de retenção de talentos da sua organização. Por meio das conversas é possível identificar as necessidades para se criar um ambiente em que o colaborador se sente valorizado e motivado e deseja permanecer. Como resultado, ao conseguir diminuir a rotatividade, a empresa passará a ser vista como um local de crescimento, aprendizado, além de criar uma relação de confiança entre os funcionários e a liderança.
Dê o primeiro passo, conheça o SAP SuccessFactors.
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