O eSocial 1.2 representa um avanço na gestão de RH
Em eSocial
Publicado em 29/01/2024 16h30
2 minutos para leitura
O eSocial, sistema brasileiro de escrituração digital, passou por uma atualização significativa com o lançamento da versão S-1.2, chamada de eSocial 1.2, representando um avanço importante na gestão de Recursos Humanos. Essa evolução tem como objetivo simplificar as obrigações trabalhistas das empresas, prometendo maior eficiência operacional, redução da carga administrativa e conformidade facilitada com as regulamentações em vigor.
E você, profissional de RH, precisa estar por dentro de todas as mudanças e entender um pouco mais sobre o assunto.
Continue a leitura e esteja atualizado de todas as novidades.
Desenvolvida para facilitar a integração entre diferentes setores organizacionais, a versão S-1.2 do eSocial visa promover uma colaboração mais eficaz entre departamentos como RH, Contabilidade e demais áreas. Esta atualização, além de cumprir obrigações legais, oferece uma ferramenta eficaz para otimizar os processos internos da sua empresa.
Ou seja, trará mais praticidade e facilidade para a rotina no seu RH. O eSocial 1.2 contribui diretamente para a eficiência operacional, economia de tempo e recursos, impulsionando o crescimento sustentável das empresas.
O eSocial 1.2 também promete transformar a gestão de RH. Um dos aspectos fundamentais da versão S-1.2 é a adequação dos eventos remuneratórios para a substituição da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) pelo eSocial em relação aos rendimentos do trabalho. Essa mudança implica uma revisão e complementação dos eventos relacionados a processos trabalhistas, demandando uma adaptação precisa por parte das equipes de RH.
A nova versão também impõe a necessidade do envio mensal de informações específicas, como dados sobre plano de saúde e reembolso, pensão alimentícia, previdência complementar, entre outras informações. Esse fluxo regular de dados demandará uma organização eficiente por parte dos profissionais de RH.
Vale ressaltar também uma outra mudança relevante: a validação do nome social, agora alinhado ao cadastro do CPF na Receita Federal do Brasil. Esse alinhamento visa garantir uma identificação precisa e coerente dos colaboradores, promovendo uma gestão de pessoas mais inclusiva e de acordo com as normativas legais.
Mas é importante destacar aqui um dos maiores desafios que é o prazo para a adaptação, que foi concluída em 21 de janeiro de 2024.
É preciso estar preparado para compreender todas essas mudanças e agir de forma efetiva e estratégica.
Quer facilitar o processo de adaptação da sua empresa à versão S-1.2 do eSocial? A solução eSocial Express se destaca como um recurso para auxiliar as organizações no processo de adaptação à nova versão.
A solução visa tornar a transição para a nova versão do eSocial mais eficiente e menos complexa. Isso contribui para minimizar impactos operacionais e manter a conformidade dentro dos prazos estabelecidos.
Está na hora de trazer mais praticidade para a rotina do seu negócio! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.
Nota média: 5,00
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil