O ERP considera as necessidades reais das pessoas utilizando o método Human Centered Design (HCD).
Em ERP e Social
Publicado em 24/09/2021 14h08
5 minutos para leitura
Se teve algo que a pandemia nos mostrou, é o quanto afetamos negativamente a natureza. A nossa ausência em regiões onde a biodiversidade está presente resultou na diminuição da poluição e o retorno da vida selvagem nas áreas urbanas (ex: capivara no Rio Tietê/SP, onça em Vitória/ES, etc.).
Parece até história de filme, mas ficou claro o quanto interferimos na fauna e flora. Na verdade, as coisas bonitas da natureza estão ligadas à ausência do ser humano, o problema é que não podemos esquecer que animais e humanos estão ligados.
Pensando em resolver este conflito (que a gente sabe que não deveria existir) e continuar avançando em tecnologia, gestão e preservando a natureza na busca de novas soluções, começamos a pensar em mudar nosso mindset, onde o pensamento de design centrado no ser humano pode ser o melhor caminho a seguir. Acompanhe comigo.
O Design Thinking talvez seja a forma mais comum na resolução de problemas hoje, pois busca sempre resolver problemas pela causa raiz, porém sabemos que nem isso funciona e começamos a pensar que o conceito de Human Centered Design (HCD) pode ser o caminho, pois leva em consideração as necessidades reais das pessoas.
Para exemplificar melhor, o nosso projeto de Elefantes, Rinocerontes e Pessoas (ERP) erp.ngo é um ótimo exemplo de solução de problemas do mundo real de uma forma viável que combina conservação da vida selvagem, necessidades humanas e tecnologia.
Elefantes e rinocerontes são espécies ameaçadas de extinção e precisam de proteção. Embora matar esses animais por seu marfim ou chifres seja ilegal, a África como um todo perde um elefante a cada 15 minutos e um rinoceronte a cada 4 horas. A demanda por marfim e chifres de rinoceronte leva as comunidades empobrecidas que vivem perto dessas espécies ameaçadas de extinção a continuar essas matanças brutais, já que muitas vezes seu único meio de sobrevivência depende da renda gerada pela caça ilegal.
O ERP ou Elefantes, Rinocerontes e Pessoas é uma organização sem fins lucrativos fundada para preservar e proteger elefantes selvagens e rinocerontes por meio de uma estratégia Human Centered Design (HCD) que se concentra na erradicação a longo prazo da pobreza. O ERP faz parte da estrutura do grupo elephant.com, um grande grupo de empresas, organizações sem fins lucrativos e organização de investimento de impacto com forte presença global.
No groupelephant.com, a EPI-USE é talvez a marca mais conhecida, sendo uma das maiores e mais experientes especialistas independentes em SAP HR/Payroll do mundo. Nós EPI-USE desempenhamos um papel fundamental em ajudar o ERP a aproveitar o poder da alta tecnologia em uma série de suas intervenções táticas.
O ERP (Elefantes, Rinocerontes e Pessoas) ajuda com vários projetos os elefantes, rinocerontes e as pessoas e vamos citar algumas delas:
Uma abordagem holística para preservar a vida na África Austral deve incluir pessoas, uma vez que a pobreza é a principal causa da caça furtiva. Usando um modelo de redução da pobreza, por meio de relações com a comunidade e investindo em várias frentes que atendem às necessidades das pessoas ao mesmo tempo em que trabalham para o bem-estar dos elefantes, elefantes e rinocerontes.
Durante o bloqueio da COVID, a fome teria levado as pessoas dessas comunidades á única fonte de renda próxima que elas conhecem, a caça ilegal. O ERP atendeu às necessidades imediatas criando cooperativas sustentáveis, garantindo que as famílias não passassem fome durante a pandemia, mobilizando uma campanha estratégica de alívio de emergência. Por meio dessa campanha de ajuda alimentar, o ERP teve como objetivo reduzir a necessidade de matar animais.
A EPI-USE fornece serviços técnicos e uma porcentagem de sua receita para habilitar as Forças Aéreas (UAVs) e terrestres (veículos) de Elefantes, Rinocerontes e Pessoas da Força Aérea ERP. Sensores de IoT, dispositivos de rastreamento e câmeras são colocados nos animais, veículos e UAVs. A maioria das imagens capturadas pelas diferentes câmeras e UAVs são então transmitidas pela nuvem e analisadas por lá, deixando um número mais realista de imagens para análise especializada. Se uma situação é preocupante e outras ações são necessárias, os conservacionistas desdobram forças por meio de alertas e respostas rápidas.
Para investir no futuro das comunidades, o ERP ofereceu cursos de codificação de um ano para alunos do ensino médio em 2019 e 2020. O objetivo é fomentar habilidades críticas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) nas comunidades, enquanto, ao mesmo tempo, ensina o tipo de codificação necessária para a Força Aérea ERP para apoiar e conduzir o rastreamento de IoT e análise de IA para esforços de conservação da vida selvagem, para melhorar a tecnologia existente e permitir futuras necessidades de tecnologia.
O ERP acredita que é o nexo entre o alívio da pobreza e a tecnologia de conservação que contribui para seu sucesso. Foram 2 milhões de refeições disponibilizadas para 2.700 famílias durante o bloqueio da Covid e mais de 97% das capturas de imagens foram analisadas por IA. Como resultado, houve zero incidentes de caça furtiva e um aumento na população de rinocerontes nas áreas de operação do ERP e de sua força aérea.
As próximas etapas em termos de ERP da Força Aérea são expandir o uso de análise preditiva com base em métricas como época do ano, clima e fatores socioeconômicos como desemprego, ao mesmo tempo em que expande seu programa de alívio de emergência para as comunidades adjacentes.
O pensamento de Human Centered Design (HCD) como este leva à criação de soluções viáveis e viáveis, ao mesmo tempo que considera as necessidades e desejos reais das pessoas e acompanha os requisitos para o sucesso. Tudo o que trouxermos conosco de 2020 para nosso novo normal pós-pandemia deve ser enquadrado com o pensamento de design centrado no ser humano, uma vez que são modelos de mudança mais significativos e sustentáveis.
Fique por dentro das nossas notícias, no nosso blog.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil