Os profissionais maduros são realmente valorizados na sua empresa? A gestão de talentos tem papel fundamental no combate o etarismo no ambiente corporativo
Publicado em 09/11/2023 11h50
8 minutos para leitura
Diversidade etária | A diversidade e a inclusão são temas cada vez mais relevantes no ambiente corporativo, buscando promover a equidade e a valorização de diferentes grupos. No entanto, ainda existem desafios que as empresas devem enfrentar, como o etarismo, que afeta especialmente profissionais maduros.
De acordo com pesquisa realizada pela Robert Half em parceria com a Labora, aponta que 70% das companhias contrataram poucos ou nenhum profissional 50+ entre os anos de 2021 e 2023. Além disso, a pesquisa Global Learner Survey, realizada pela Pearson em parceria com a Morning Consult, revela que 65% dos entrevistados afirmaram que o etarismo no trabalho é um tema que deve ser discutido e combatido.
Neste texto, vamos discutir e analisar mais sobre o conceito de etarismo e os desafios enfrentados pelos profissionais acima dos 40 anos no mercado de trabalho, Além disso, trataremos como as empresas podem criar oportunidades para eles.
O etarismo é a discriminação ou preconceito baseado na idade, que afeta especialmente profissionais mais velhos. Assim como o preconceito de gênero, raça ou condição social, o etarismo é uma questão séria que precisa ser combatida pelo ambiente corporativo.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial envelhece rapidamente. A projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos atinja a marca de 1,4 bilhão em 2030.
De acordo com um estudo realizado pela American Psychological Association (APA), a discriminação pela idade é uma questão tão séria que precisa ser combatida na mesma intensidade que os outros tipos de preconceito – gênero, raça ou condição social.
A história das gerações é marcada por períodos históricos e seus principais acontecimentos, que moldaram aspectos como personalidade, comportamento, padrões e valores sociais. A sociedade, assim como as empresas e indivíduos que a integram, está em constante transformação e evolução, o que demanda uma atuação mais proativa do RH, que atualmente está na era do RH 4.0.
Com base nessas evoluções, as gerações são classificadas em diferentes grupos, como:
No entanto, é importante destacar que rotular as pessoas não deve ser uma prática presente nos processos seletivos, seja para recrutamento interno ou externo. A gestão de talentos, assim como as consultorias de recrutamento, devem estar preparados para analisar as habilidades dos profissionais, tanto as soft skills quanto as hard skills, de acordo com as necessidades da empresa.
Dados da PNAD Contínua mostram que cerca de 7,1 milhões de idosos estavam trabalhando no Brasil em 2022, o que representa 8,1% da população idosa brasileira com idade de 65 anos ou mais. No entanto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) descobriu que 72% dos trabalhadores brasileiros com mais de 50 anos acreditam que a idade avançada é um obstáculo para conquistar um emprego.
De acordo com um artigo da Infojobs, a taxa de desemprego para pessoas com mais de 50 anos no Brasil atingiu 7% em 2020, o nível mais alto desde 2012. Esses dados levantam uma problemática e nos levam a refletir que a idade não é um fator determinante para a capacidade de um indivíduo desempenhar bem suas funções.
Tanto que a mesma pesquisa da Infojobs destaca que profissionais acima dos 40 anos possuem habilidades valiosas, como empatia, colaboração, organização e resiliência. A experiência e o conhecimento acumulados ao longo dos anos podem ser valiosos para as empresas.
A diversidade etária no ambiente de trabalho pode trazer benefícios, como a troca de experiências e o enriquecimento do ambiente de trabalho. Profissionais maduros possuem conhecimento que podem contribuir para a inovação e o sucesso da organização. Além disso, eles têm habilidades interpessoais desenvolvidas, o que pode melhorar a comunicação e o trabalho em equipe.
A diversidade etária no ambiente de trabalho é benéfica para a organização, pois a experiência dos profissionais 40+ ajuda a gerar boas ideias para os projetos internos, enquanto o vigor, a inovação e a facilidade em lidar com o digital das gerações mais jovens impulsionam os resultados. A mescla etária também auxilia na melhora das tomadas de decisões e solução de problemas complexos.
A inclusão de profissionais sêniores na força de trabalho promove a diversidade etária e enriquece as perspectivas para a tomada de decisões, estimula a criatividade e contribui para a inovação. A combinação de diferentes gerações no ambiente de trabalho pode gerar soluções mais abrangentes e adaptáveis aos desafios enfrentados pela empresa.
Profissionais seniores têm a oportunidade de atuar como mentores e orientar o desenvolvimento de talentos mais jovens, contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais e para o crescimento da organização como um todo.
Uma política de inclusão para profissionais sêniores demonstra um compromisso com a igualdade de oportunidades e a valorização de todos os funcionários, independentemente da idade. Esse fator cria um ambiente de trabalho mais atrativo e motivador. Isso ajuda os profissionais sêniores a se sentirem valorizados e motivados a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo o turnover das companhias.
Um time formado por profissionais de várias idades reúne diversas habilidades, experiências, perspectivas e perfis comportamentais, resultando em uma rica fonte de inovação. A empresa desenvolverá projetos ousados e diferenciados no mercado em que atua, conquistando visibilidade e competitividade.
Empresas que estimulam a cultura da inclusão são vistas como modernas, acolhedoras e inovadoras, melhorando a employer branding (marca empregadora) da organização. Essas características atraem talentos profissionais diversos para o processo de recrutamento e seleção e, consequentemente, para o time interno.
As empresas podem adotar algumas medidas para combater o etarismo e criar oportunidades para profissionais maduros. Isso inclui a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e a valorização das experiências e habilidades dos profissionais maduros. Outro fator, é a criação de programas de desenvolvimento e capacitação para esse grupo.
Neste cenário, é fundamental o papel das lideranças e dos gestores de RH para implementar as políticas de inclusão e equidade. Aqui estão algumas ações pelas quais a gestão de talento pode fazer o diferencial na cultura organizacional, com o objetivo de criar um real ambiente de trabalho que seja diverso e inclusivo.
As empresas podem adotar políticas que promovam a igualdade de oportunidades para candidatos de todas as faixas etárias. Isso inclui evitar requisitos de idade discriminatórios nos anúncios de emprego e durante o processo seletivo. Assim, a empresa garante que o mérito e a capacidade de desempenho baseiem as decisões de contratação.
As empresas podem fornecer treinamento regular sobre conscientização do etarismo para seus funcionários, para promover uma cultura de respeito e inclusão. Isso pode ajudar a combater estereótipos e preconceitos relacionados à idade.
As empresas podem buscar ativamente a diversidade etária em sua força de trabalho, incentivando a contratação de pessoas de diferentes faixas etárias e promovendo a retenção de funcionários em todas as fases de suas carreiras. Isso pode ser feito por meio de programas de desenvolvimento profissional, oportunidades de mentorias e planos de sucessão que valorizem a experiência e o conhecimento acumulados ao longo do tempo.
As avaliações de desempenho e as oportunidades de promoção devem ser baseadas em critérios objetivos e não influenciadas por estereótipos relacionados à idade. É importante reconhecer e valorizar as contribuições de todos os funcionários, independentemente de sua idade.
Eliminar o preconceito etário no mercado de trabalho não é algo que se consegue muito rapidamente. Então, como combater o etarismo? A plataforma SAP SuccessFactors é uma ferramenta que pode ajudar as empresas a combater o etarismo na prática.
A ferramenta tem módulos que se encaixam perfeitamente como um quebra-cabeça nas necessidades da gestão de talentos para implementar políticas de combate ao etarismo. Como o módulo SAP SuccessFactors - Recrutamento e Integração.
Com nosso software de rastreamento de candidatos (ATS) e ferramentas de automação, você pode obter, avaliar, selecionar e engajar candidatos com mais rapidez e ajudá-los a terem êxito antes do primeiro dia. A ferramenta possibilita criar processos seletivos direcionados, colocando filtros como idade.
Em relação ao desempenho dos colaboradores, análise com estratégia com o SAP SuccessFactors Performance and Goals. Dê a eles a direção, o feedback e o reconhecimento necessários para se empenharem ao máximo – e avalie com precisão o desempenho anterior para melhorar os resultados no futuro.
Por fim, o módulo SAP SuccessFactors - Aprendizagem LMS permite treinar seus colaboradores 40+ e inspirar uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa. Nossas soluções – incluindo um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) líder de mercado – podem ajudá-lo a oferecer tudo o que é necessário, desde treinamento personalizado e e-learning até desenvolvimento profissional e planejamento de sucessão
A diversidade etária é fundamental para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo. As empresas podem se beneficiar da experiência e do conhecimento dos profissionais maduros, além de se conectar com diferentes gerações de consumidores.
Entre em contato e agende uma demonstração e crie oportunidades para profissionais 40+ e inspire uma cultura organizacional que realmente incentive a diversidade, inclusão e equidade do mercado de trabalho.
Nota média: 4,83
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil