Esses são os principais benefícios para o seu RH estar nas nuvens.
Publicado em 08/06/2021 09h21
2 minutos para leitura
Se há uma ou duas gerações atrás falar em “estar nas nuvens” remetia, imediatamente, à ideia de desconcentração e desleixo, hoje o termo ganha cada vez mais força como sinônimo de avanço tecnológico.
Nuvem ou cloud computing é a utilização da capacidade de armazenamento e memória de servidores compartilhados e integrados que estão fora da estrutura física da empresa, interligados por meio da internet.
Os servidores que ocupam espaço físico, demandam tempo e colaboradores especializados, além de manutenção periódica para manter as ferramentas funcionando. Com a necessidade de inovação tecnológica perante ao mercado, optar por serviços na nuvem vem ganhando espaço, pois este mecanismo oferece custo baixo, comodidade e agilidade em todos os processos da organização. Daí o termo nuvem, justamente pela ideia de algo, ao mesmo tempo, longe de uma estrutura fixa imóvel e de fácil acesso .
Não é de hoje que as empresas têm buscado mecanismos para adequar cada vez mais ferramentas em favor do desempenho dos colaboradores e capazes de proporcionar agilidade nos processos internos de RH.
Optar por sistema de gestão humana ou sistemas hospedados em nuvem, elimina a necessidade de infraestrutura dentro das corporações, para a disponibilização de servidores, sistemas de segurança e equipe de colaboradores técnicos para a instalação e manutenção dessas ferramenta. Desta forma, sistemas cloud é o melhor custo-benefício para garantir otimização e integração para todos os processos de gestão de pessoas da organização.
Os colaboradores de RH que antes deveriam estar focados para manter e atualizar dados e processos nos sistemas, agora podem se dedicar a outras funções, que demandam maior atenção e complexidade.
Os sistemas em nuvem, diminui os riscos de erros ocasionados por mau uso, seja por equívocos em dados de apontamentos, folhas de pagamento, setor de benefícios e outros serviços que exigem uma atenção de detalhes, cálculos e dados para os quais a tecnologia é uma aliada valiosa. Vale ressaltar que esses sistemas garantem maior segurança sobre compartilhamento de dados.
Plataformas na nuvem possibilitam o acesso aos colaboradores em qualquer lugar e espaço, principalmente em suas informações pessoais, como holerite, folha de ponto, treinamentos e, até mesmo, avaliação de desempenho feita pelos gestores.
Assim, todos podem estar cientes sobre informações transacionais e até mesmo sobre sua performance e quais ações devem tomar para seu desenvolvimento e futuramente suceder a alguma nova oportunidade interna.
O departamento de RH que, agora, pode acessar e visualizar informações que até então dependiam de solicitações a outros departamentos e de outros funcionários sem um fluxo independente. Com o sistema cloud implementado, qualquer um da equipe de RH terá acesso para mudanças e atualizações dos dados e de qualquer processo.
Se em outro momento andar nas nuvens não significava algo bom, hoje é uma prática que permite às pessoas uma autonomia e liberdade para atuarem no seu melhor desempenho dentro de suas funções, com fluidez e segurança, mantendo-se sempre competitivo no mercado.
Gostou desse conteúdo, aproveite e baixe nosso guia definitivo sobre como tornar seu RH estratégico. Clique aqui para baixar.
Nota média: 5,00
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil