O modelo de gestão por competências pode ser o caminho para atingir melhores resultados na gestão de pessoas.
Publicado em 08/12/2022 10h09
3 minutos para leitura
Quando a sua empresa abre um novo processo de recrutamento e seleção, tem como norteadores os conhecimentos, habilidade e atitudes que busca nos colaboradores? O tripé conhecido pela sigla CHA, pode ser determinante para potencializar a produtividade em diversos níveis da organização - da redução de turnover e retenção de talentos, até otimização de desempenho no dia a dia e desenvolvimento de soft skills.
Mas, na prática, como isso acontece?
Antes de descobrir os benefícios da gestão por competência na produtividade, precisamos compreender melhor este conceito.
Trata-se de um modelo de gestão de pessoas e recursos humanos, que leva em conta os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores para definir se eles estão aptos a ingressarem no time e evoluírem dentro da organização. Partindo do princípio de que as competências necessárias são definidas com base em fatores determinantes para o sucesso da empresa, esta metodologia tem reflexos na melhoria de resultados para a empresa.
As aptidões almejadas podem variar conforme o modelo de negócio e mercado em que cada empresa está inserida. Existem diversos tipos de competências, sendo três os principais e mais buscados.
Uma competência, nada mais é que o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para que um colaborador execute com eficiência as suas atividades. Por exemplo, espírito de equipe, organização e liderança.
Os tipos principais de competências podem ser divididos de três formas:
São aquelas que estão relacionadas à formação e experiência profissional do colaborador, vitais para exercer a função que exerce e o cargo que ocupa dentro da empresa.
Dizem respeito a características de personalidade, como inteligência emocional, por exemplo. São aspectos que não necessariamente exercem influência no desempenho técnico do colaborador, mas que podem ser essenciais para lidar com determinadas circunstâncias do dia a dia.
São as competências relacionadas aos diferenciais de uma empresa, que a tornam única no mercado. Para manter firmes essas características, é importante que a organização busque sempre por profissionais alinhados ao seu modelo de negócio, posicionamento e cultura.
O professor Pedro Paulo Carbone, coautor do livro Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento (Editora FGV), conceitua as competências como um elo de “ligação entre as condutas individuais e a estratégia da organização [...], agregam valor econômico e valor social a indivíduos e às organizações, na medida em que contribuem para a consecução de objetivos organizacionais”.
Fica claro, portanto, a relevância da gestão de pessoas baseada em competências, uma vez que a busca por resultados é inerente ao modelo.
Engana-se quem pensa que esta escolha exclui o acompanhamento da evolução dos profissionais, seu desempenho e metas. Pelo contrário, uma das características do método é auxiliar o colaborador na identificação de soft e hard skills, pontos de melhoria e os caminhos para qualificação. Também é muito utilizada a remuneração por competência, o que contribui para um maior engajamento e motivação para seguir evoluindo dentro da empresa.
Tudo isso, faz com que os profissionais estejam mais alinhados com a empresa e com o trabalho que executam, tornando natural o crescimento mútuo. E quanto mais o colaborador se sente valorizado e parte importante do negócio, melhor tende a ser a sua produtividade e, por consequência, os resultados positivos para a empresa.
Agora que você já sabe se a gestão por competência faz sentido para a sua empresa, pode estar se perguntando como colocar em prática para executar este modelo de forma consistente.
Contar com a tecnologia certa pode ser a maneira mais adequada para encurtar caminho e fazer um acompanhamento completo dos seus profissionais.
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