Saiba como trabalhar a individualidade na organização para aumentar a produtividade e reter talentos
Publicado em 29/03/2022 18h53
8 minutos para leitura
Apesar da individualidade e individualismo aparentarem ter o mesmo significado, elas possuem sentidos totalmente diferentes. A seguir, vamos detalhar cada comportamento e explicar por que as empresas têm buscado cada vez mais aflorar a individualidade como forma de melhorar a saúde mental, reter talentos e aumentar a produtividade de seus colaboradores.
De acordo com a pesquisa da MCkinsey e Company empresas que promovem diversidade são propensas a ter lucratividade acima da média.
A individualidade é o que diferencia um indivíduo do outro. É formado pela sua personalidade, características e habilidades que são adquiridas ao longo da vida por ensinamentos familiares, experiências sociais e o cotidiano. A individualidade é uma referência que as empresas procuram trabalhar de forma positiva dentro das equipes no sentido de lapidar o indivíduo para que influencie e trabalhe de forma produtiva.
Já o individualismo é uma característica egoísta de personalidade, onde o indivíduo coloca a si próprio em primeiro lugar rejeitando opiniões, sugestões e deixando de se importar com pensamentos e ações das pessoas que convivem com ele. O individualismo limita o convívio do coletivo, isolando o indivíduo da equipe, sendo visto de forma negativa nas empresas e levando o profissional a ser desligado.
Há alguns anos atrás, em um mundo corporativo não tão distante, éramos moldados a se encaixar na cultura da empresa em que estávamos inseridos. Seja por dinheiro, carreira, status ou por “N” motivos, vivemos uma vida profissional bem diferente do pessoal, em alguns momentos, separando nossa identidade nestes momentos.
O tempo passou, as gerações mudaram e também a forma com que as empresas se relacionam com seus colaboradores. Hoje, é cada vez mais comum vermos talentos buscando propósito e identificação com a marca, do que altos salários e carreira sólida. O mundo mudou e com ele novos costumes, gostos e formas de viver, dentro e fora do trabalho.
A diversidade e inclusão são temas recorrentes das pautas de grandes empresas, junto com elas, vêm novas políticas, novas regras e novas formas de se relacionar dentro das organizações, uma nova etiqueta corporativa. Mas, será que a forma de lidar destas empresas estão de acordo com a individualidade de cada colaborador?
Temos visto cada vez mais nas empresas que atendemos, a busca por produtividade, flexibilidade, balanceamento entre vida pessoal e profissional etc., tudo isso para manter talentos dentro das organizações.
Portanto, trabalhar com diferentes individualidades gera uma amplitude na visão de negócio, aumenta a produtividade, melhora a resolução de problemas e promove mais inovação. Deixar as pessoas serem quem elas são, estimula o crescimento delas e das empresas, causando um senso de pertencimento dentro do ambiente corporativo, tornando-o mais saudável.
Cuide do seu negócio dê o primeiro passo para melhorar a produtividade e retenção dos seus talentos. Uma empresa reativa espera o acontecimento para começar a realizar, um exemplo foi a pandemia forçando a transformação digital. É fato que modernizar negócios e se manter atualizado no mercado é primordial para se manter competitivo, o mesmo serve para os seus colaboradores, se você não cuidar, saber o que querem e aplicar isso com técnica, você vai perder seus melhores talentos.
É desafiador alinhar diferentes opiniões e objetivos, por isso reunimos algumas práticas para você trabalhar a individualidade na sua companhia:
Você sabia que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, essa é a maior taxa da América Latina. Com o crescente índice de depressão e síndromes ligadas ao trabalho, os colaboradores buscam trabalhar em empresas que praticam o bem-estar. Mas como promover o bem-estar no ambiente de trabalho?
Diversidade e inclusão vão além de cotas raciais e deficientes físicos, é saber trabalhar a individualidade dos indivíduos dentro da equipe. Estruturar processos, definir objetivos e estabelecer metas é fundamental para promover a diversidade e inclusão por isso reunimos 3 passos para te ajudar no processo de transformação:
O dinheiro não é mais o maior motivador para os colaboradores trabalharem em uma determinada empresa. As pessoas procuram espaço no ambiente de trabalho e buscam ser quem elas são. As novas gerações visam trabalhar em empresas que buscam propósitos além do mundo corporativo, como:
Imagine ter uma equipe com pessoas nas quais possuem habilidades, pensamentos e personalidades diferentes. A organização deve desenvolver e capacitar a liderança para que o líder consiga conduzir abordagens para perfis diferentes de colaboradores. Ok, não é fácil. Para isso separamos algumas dicas de treinamento para liderança:
Saber analisar a individualidade de cada colaborador é muito importante para o sucesso da equipe. O desafio do gestor é identificar e trabalhar as habilidades dos colaboradores de forma personalizada. Por exemplo, uma pessoa com perfil analítico não vai se dar bem com projetos criativos ou uma pessoa menos comunicativa não vai gostar de apresentar um projeto de grande escala para diretoria. Mas como identificar a individualidade do colaborador?
O feedback contínuo é uma ferramenta poderosa para avaliação do líder e liderado, além de ser uma conversa mais aberta sobre as ações de ambos é uma forma de apontar as habilidades e oportunidades da individualidade do colaborador e manter alinhados às expectativas da empresa e do indivíduo. E como fazer feedbacks contínuos?
Já passou a época que metodologias de ensino engessadas são consideradas as melhores formas de aprendizado, hoje podemos escolher como e de que forma aprender. A tecnologia nos dá inúmeras ferramentas e liberdade para aprender de forma simples e eficaz qualquer coisa.
Pensando nisso, trouxemos como reflexão o termo “Keep it simple, Stupid?”. Que é um princípio na execução de projetos, atividades ou tarefas serem executadas de forma mais simples. Veja como:
Como diria Dale Carnegie no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”: “Pessoalmente, gosto muito de morangos com chantilly, mas descobri que, por alguma razão, os peixes preferem minhocas. Sendo assim, quando vou pescar, não penso naquilo que eu gosto, penso no que os peixes gostam. Não coloco um morango com chantilly no meu anzol. O que eu faço, é colocar uma minhoca, ou um gafanhoto na frente do peixe e dizer: Você gosta disso não gosta?”.
Assim como o pescador que ofereceu aos peixes o que eles gostavam, sua empresa está ofertando o que cada colaborador gostaria? Essa é uma forma de trabalhar a individualidade dentro das equipes, cada colaborador possui personalidades e características diferentes e elas devem ser abordadas de formas personalizadas, atingindo a necessidade de cada membro da equipe.
O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado e incentivado dentro das organizações, além de proporcionar um ambiente saudável e motivador é fundamental para a satisfação dos colaboradores e o bem-estar. Mesmo sabendo da importância do trabalho colaborativo muitos profissionais agem sem pensar no coletivo, confira algumas dicas promover o trabalho em equipe:
Incentive o diálogo aberto
Demonstre confiança ao colaborador
Pratique o feedback
Lidere por exemplo
Estimule a criação de vínculos da equipe
Destaque o trabalho em equipe
Celebre as conquistas em conjunto
Respeite as individualidades
Agora que você sabe a diferença entre individualismo e individualidade turbine sua empresa com uma gestão flexível e inovadora proporcionando um ambiente corporativo colaborativo.
Para mais conteúdos do mundo RH acesse nosso blog.
Nota média: 4,67
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil