Uma boa Avaliação de Desempenho no varejo pode aumentar a produtividade da sua equipe e resultados do seu negócio.
Em RH - Varejo
Publicado em 04/05/2021 14h35
3 minutos para leitura
A economia brasileira tem se recuperado aos poucos. E neste cenário, o setor de varejo é peça importante pelo volume monetário envolvido e também pela alta quantidade de trabalhadores que movimentam esse segmento. E para fazer parte desse aumento de produtividade, as lojas e estabelecimentos que vendem produtos e serviços como um todo têm se mostrado cada vez mais receptivos às tecnologias (como por exemplo automação da avaliação de desempenho no varejo para os funcionários) e as novas técnicas que resultam em lucros.
Porém, mais do que investir em ações de marketing, divulgação e propaganda para aumentar o tíquete médio por venda, taxa de conversão, entre outros índices importantes dentro do varejo, os estabelecimentos devem olhar para si e projetar mudanças que irão garantir melhorias de vendas a longo prazo. E a melhor maneira para isso acontecer é investir em seu capital humano e traçar planos de gestão interna.
Manter os funcionários focados em vender é primordial. E isso deve se estender não só aos vendedores diretos, mas aos repositores, estoquistas, caixas e todos os outros profissionais que auxiliam e mantêm a loja bem organizada, com atendimento impecável convertendo visitas ao espaço, ou contatos telefônicos em vendas diretas.
Por isso, lançar mão de métodos que instigam a competitividade como a criação de metas, jogos entre equipes e premiações ajudam a elevar os níveis de vendas de forma sadia, não comprometendo a qualidade do trabalho da equipe, e mais que isso, instigando ao colaborador a dar o melhor de si, promovendo uma cultura interna positiva.
Mas não basta criar modelos de vendas e utilizar a competitividade de forma positiva se não houver clareza e objetividade na leitura dos resultados. Por isso, o ideal é optar por um sistema automatizado que faz toda a análise de desempenho de cada colaborador emitindo relatórios quanto aos números de venda, com indicadores específicos, permitindo escolha de períodos, com cruzamento de ações pontuais.
Com uma ferramenta que permite reunir esses dados e números, organizando de forma fácil e intuitiva e ainda ofertar relatórios com dados fiéis, com certeza é um ótimo guia para tomar decisões de melhoria, e claro, analisar de forma mais objetiva o desempenho de cada um dos profissionais. É utilizar a tecnologia a favor da gestão de pessoas e mais que isso, usar a ferramenta como parte importante na administração e análise das vendas.
O primeiro ponto importante dentro desse cenário é procurar por um sistema que seja fácil de utilizar, manter e que seja um investimento com custo-benefício. Dentre as opções do mercado, investir em sistemas em Cloud é o melhor caminho, pois são mais ágeis, visto que os dados ficam em nuvem, dando oportunidade de acesso a qualquer momento.
E a EPI-USE, especialista mundial em sistemas SAP de Soluções Inteligentes para RH, possui pacotes direcionados para o varejo, incluindo o Performance & Goals Express que faz o alinhamento dos colaboradores com as estratégias instauradas pelo estabelecimento, traçando linhas entre a performance da equipe e os resultados esperados, com custos previsíveis e como o próprio nome já sugere, IMPLEMENTAÇÃO EXPRESS em apenas 1 mês.
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