A tecnologia pode otimizar os processos no setor do agronegócio.
Publicado em 12/11/2020 12h56
3 minutos para leitura
O setor do agronegócio tem protagonizado uma série de mudanças nas últimas décadas com a inclusão de maquinários que utilizam tecnologia de ponta, novas formas de cultivos e inclusão de outras áreas agregando valor e para a modernização dos processos do agronegócio.
Não existe mais o conceito de que não é necessária capacitação e atualização constante para os profissionais do agronegócio. AGRO se tornou um negócio baseado na modernização e pesquisa, onde as atividades desde a criação de gado até o cultivo da soja tomaram outra forma, sendo imprescindível a especialização para lidar com a terra, cultivo e os animais em geral.
A tecnologia se tornou parte fundamental na área, com soluções cada vez mais eficientes, seja para reduzir a quantidade de poluentes na atmosfera, ou até mesmo para o cruzamento entre espécies procurando a qualidade e excelência em cada experimento, transformando de forma positiva o que vai na mesa do consumidor final ou no tanque do carro.
A gestão das cadeias produtivas e consequentemente, a integração entre os setores e desenvolvimento de pessoal é parte importante e integrante na modernização do agronegócio. Quanto mais se investe na capacitação dos profissionais e no planejamento de estratégias de desenvolvimento das equipes, maior é o nível de produção em qualquer um dos segmentos agro.
Um exemplo dessa nova configuração é a inclusão de tecnologia em funções que até então eram rústicas e provenientes de mão de obra sem qualificação, como na gestão de porteiras, alimentação e abate de gado.
Outro setor que se destaca é a agricultura de precisão, no caso dos estudos de solo e fertilidade, planejamento de mapas de colheita, por meio de registros e monitoramento que são realizados com a inclusão da tecnologia e modernização desses processos, pois antes essas mesmas ações eram realizadas de forma intuitiva e de conhecimento de geração em geração, por exemplo.
Para processos gerenciais da empresa, é possível a implementação de Software as a Service (SaaS), ou seja, programas modernos em nuvem que auxiliam na gestão de processos e que não necessitam de instalação de softwares em computadores, o que permite o acesso em qualquer lugar.
Além de modernos, esses programas promovem a agilidade no tempo que uma equipe necessita para concluir uma atividade, além de diminuir erros.
É importante salientar que o conhecimento e sabedoria das gerações anteriores não devem ser menosprezadas, e sim, incluídas e revisitadas com os novos protocolos e conhecimentos advindos da ciência e inclusão de maquinários e outros processos atuais.
As empresas e corporações de agronegócios devem investir na mão de obra qualificada para conduzir os setores dentro de suas produções. E isso se estende também na oferta de treinamentos e desenvolvimentos de profissionais internamente, e não necessariamente encontrar profissionais já desenvolvidos para compor seus times.
Ao envolver os colaboradores e oferecer formas de adquirir novos conhecimentos sobre as funções que já exercem impacta positivamente nos gastos da empresa e principalmente, no comprometimento dos profissionais com suas funções, aumentando também a produtividade e até mesmo chegando a resultados muito acima do esperado.
Gostou da Leitura? Leia também nosso próximo artigo sobre as tendências para Recrutamento e Seleção no setor do Agronegócio.
Compartilhe esse post em suas redes sociais e caso tenha alguma sugestão coloque aqui abaixo nos comentários!
Gostou do artigo? Aproveite e baixe nosso eBook - Guia Definitivo para o seu RH Estratégico e veja como aumentar em até 20% o desempenho do seu negócio.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil