Teoria do economista Joseph Schumpeter aponta que a nova onda será uma tendência até 2045. Reestruturar a cultura corporativa e desenvolver colaboradores será essencial para competir.
Em News
Publicado em 15/06/2023 12h13
6 minutos para leitura
Já assistiu ao filme "De Volta para o Futuro"? Lembra quando o Doc diz: "Para onde estamos indo, não precisamos de estradas"? Pois é, já estamos vivendo a era da 6ª onda de inovação e as empresas precisam se adaptar para atender às novas demandas do mercado, que estão cada vez mais ligadas à busca por um mundo mais sustentável.
De acordo com a teoria das ondas de inovação do economista Joseph Schumpeter, a sustentabilidade e o ESG são as próximas grandes tendências e devem perdurar até 2045. Mas afinal, o que seria essa 6ª onda e como inovar e não ficar de fora da onda ESG e sustentabilidade? Neste texto, veremos algumas estratégias para adaptar sua empresa e surfar com sucesso nessa onda verde.
Em 1945, um economista chamado Joseph Schumpeter criou uma teoria sobre como o capitalismo está sempre mudando. Ele disse que isso acontece porque novas ideias, negócios e tecnologias aparecem na sociedade e mudam tudo. Isso é chamado de "destruição criativa". Essas mudanças são tão grandes que elas mudam a economia e fazem o capitalismo evoluir para uma nova era. Desde então, houve 5 grandes mudanças no mundo:
E hoje estamos vivendo a 6ª onda, da Sustentabilidade e ESG. Tanto que o assunto foi destaque do Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro de 2023, com os maiores líderes empresariais e políticos do mundo.
Nessa nova era que se apresenta os modelos de negócios devem ser mais conscientes e responsáveis. O desafio a ser enfrentado é o de transformar os avanços que vêm sendo alcançados em tecnologias verdes, por exemplo, e em outras áreas, para a construção de um mundo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente sustentável.
Nas empresas, isso se traduz na adoção de ferramentas de ESG (sigla em inglês para práticas que reúnem ações nas áreas Ambiental, Social e de Governança). Ou seja, não basta apenas ter lucro, retorno econômico e nem mesmo fazer pequenos arremedos de práticas de ESG, sob pena de ter vida curta no mercado. Trabalhar dentro dos padrões de sustentabilidade é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Quer saber mais sobre ESG e a sua relação com a gestão da sua empresa e o RH, clique aqui!
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social, as empresas que não se adaptarem a essas práticas podem ficar para trás. Além disso, é uma forma de se destacar no mercado, atrair investidores e fidelizar clientes.
Uma prova desse cenário é um levantamento realizado pela agência Union + Webster, que demonstrou que 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse não se importar em pagar um pouco mais por isso.
Para se adequar a essa nova realidade, a sua empresa pode adotar práticas sustentáveis, como reduzir o consumo de energia, utilizar materiais recicláveis e investir em fontes de energia renovável. Contudo, mais do que pequenas práticas esporádicas, é preciso uma mudança estrutural estratégica e transformadora.
Sua empresa deseja ser vista como modelo de sustentabilidade? Será preciso que se reestruturem alguns setores e práticas, mas a principal seria sua cultura corporativa. É necessário que a sustentabilidade e a responsabilidade social sejam integrados à visão da organização e que isso seja refletido em suas práticas do dia a dia, como fornecedores, prestadores de serviço e colaboradores. Algumas estratégias eficientes são:
1 - Compromisso com a redução de impactos ambientais: A empresa deve trabalhar para reduzir sua pegada ambiental e minimizar o impacto de suas atividades no meio ambiente.
2 - Compromisso com práticas éticas e justas: A mesma responsabilidade que se tem com o meio ambiente deve ser aplicada em sua relação com o público interno e externo. É fundamental adotar políticas justas com os empregados e clientes, seguir leis e regulamentos e lutar contra qualquer tipo de corrupção.
3 - Compromisso com a transparência: Toda aderência à sustentabilidade e práticas ESG deve ser publicada e divulgada dentro e fora da empresa, para que as partes interessadas saibam do compromisso da companhia com esses valores.
Mas como mudar a mindset de todos sobre a importância de uma cultura corporativa consistente?
Para manter os valores da empresa presentes, é importante implementar formas contínuas de lembrá-los e torná-los claros. Algumas maneiras de fazer isso incluem enviar comunicados por e-mail para todos os funcionários sobre as atividades da empresa e criar um canal de comunicação para que todos possam acessar livremente os objetivos da empresa.
A empresa ClearSale, uma empresa de soluções antifraude e score de crédito, é um exemplo de parceria de sucesso com a EPI-USE Brasil para adaptar sua cultura corporativa ao “novo normal” e as novas tendências do mercado nessa nova era econômica pós pandemia.
Neste Webinar a ClearSale, conta quais foram as estratégias para adaptar sua cultura organizacional, criar um modelo de Experiência Humana para os colaboradores e como usou a tecnologia para continuar crescendo. Clique aqui e assista!
Saiba como transformar o RH da sua empresa e ser uma organização de sucesso!
Outra estratégia de sucesso para transformar a sua empresa em uma organização sustentável, seria criar planos de desenvolvimento para colaboradores, promovendo talentos internos. Isso transmite a mensagem de que a empresa oferece oportunidades de crescimento e incentiva o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.
Essas duas práticas são ações que, se bem executadas, são capazes de fazer com que os colaboradores entendam a força que possuem e se sintam instigados a desempenhar o melhor, o que reflete nos resultados como um todo, além de diminuir a taxa de Turnover e promover uma percepção sobre a marca empregadora da empresa de forma muito positiva.
A boa notícia é que esta não é uma missão impossível, muito menos complicada e cara de se implementar. A solução SAP SuccessFactors é uma plataforma cloud facilitadora que visa disseminar a proposta de valor da organização, além de trazer reconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores e promovendo líderes qualificados.
O módulo SAP SuccessFactors Performance and Goals dá aos colaboradores e gestores a direção, o feedback e o reconhecimento necessários para se empenharem ao máximo. Já o módulo SAP SuccessFactors - Aprendizagem LMS possibilita oferecer treinamentos e desenvolvimento aos talentos internos, inspirando uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa.
Quer saber mais como adaptar a cultura corporativa da sua empresa e surfar na onda da inovação, ESG e sustentabilidade?
Nota média: 3,00
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail marketing@epiuse.com.br na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil