Com essas dicas, você saberá como engajar os profissionais da sua empresa e promover uma cultura corporativa positiva.
Em Cultura
Publicado em 15/02/2021 14h52
3 minutos para leitura
Ter uma equipe focada e trabalhando em conjunto é o ˜mundo ideal˜ das organizações. Porém, é de suma importância que a empresa entenda que deve oferecer aos seus colaboradores condições não só de trabalho com o básico em si: estrutura, equipamentos e benefícios, mas principalmente, ferramentas para engajar os profissionais cada vez mais com suas tarefas e com a organização.
Para isso, é necessário que seja realizado um estudo por parte do setor de Recursos Humanos com os gestores para analisar os perfis de profissionais existentes no quadro de funcionários para que assim, sejam planejadas ações que visem criar esse laço de envolvimento e traçarem plano de desenvolvimento para cada um da equipe.
Podemos citar cinco dicas que funcionam como direcionamentos para qualquer caso, porém, com uma capacidade enorme de fazer a diferença na gestão e retenção dos talentos internos da empresa.
É de conhecimento geral que investir em treinamentos e cursos que desenvolvem os profissionais resulta em benefícios como a melhoria da produtividade. Oferecer oportunidade de desenvolvimento cria um elo de confiança com a empresa e aumenta a probabilidade de um colaborador se empenhar para assumir novos papéis dentro da organização. Profissionais mais talentosos e desenvolvidos são capazes de ajudar outros funcionários que enfrentam dificuldades ou desafios em sua jornada de trabalho diária. Essa prática gera bom relacionamento entre toda a equipe e potencializa um ambiente de trabalho saudável.
A gamificação, que nada mais é do que criar envolvimento dos colaboradores por meio de jogos competitivos, também aumenta a produtividade. E mais do que isso, traz o benefício de competição saudável entre a equipe. Práticas como esta, possibilidade analisar uma série de pontos importantes dos profissionais, como traçar metas específicas, desenvolvimento de plano de sucessão, além de estimular a colaboração entre todos.
Também é necessário desenvolver uma rotina de feedbacks, ou seja, promover feedbacks formais ou não, constantemente. Pois assim, todo profissional saberá como está sua performance em alguma atividade e quais pontos ele pode melhorar, criar esse costume incentiva a sensação de que a empresa se preocupa com seus colaboradores e por sua vez, potencializa a boa reputação do employer branding da empresa perante ao mercado.
O funcionário deve estar imerso a cultura da empresa entendendo a sua visão, missão e valores. E mais do que isso, precisa perceber na prática a utilização desses princípios. Assim, ele se sente seguro em se engajar na proposta de onde está empregado. E isso se estende também aos processos internos e externos, sempre com transparência. Apresentar aos recém chegados e até mesmo relembrar internamente quais são as propostas da empresa e a importância de seus papéis, cria uma percepção positiva da marca empregadora da empresa perante ao mercado.
Criar campanhas de prevenção de doenças, palestras educativas de vida saudável, convênio com academias e espaços de lazer, informativos sobre alimentação saudável, entre outras ações que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários faz com que o colaborador se sinta valorizado e entenda que a empresa apoia sua melhoria pessoal. É possível também fornecer treinamentos digitais e até mesmo práticas com a gamificação.
De nada adianta apresentar a possibilidade de crescimento dentro da empresa para um colaborador sem ter o cargo ou função aberta para a promoção de algum indivíduo. Ao criar expectativas esteja certo de que há a possibilidade real desse profissional ocupar outros lugares e isso só é possível por meio do estudo e planejamento de um plano de sucessão.
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