Com essas dicas a empresa será capaz de desenvolver profissionais na era digital
Em RH digital
Publicado em 02/02/2021 14h52
3 minutos para leitura
O mercado de trabalho está em constante transformação principalmente com relação à mão de obra que irá desempenhar novas funções na era digital. Com isso, as empresas têm percebido a necessidade de desenvolver profissionais e capacitar seus talentos da nova geração para ocupar as novas funções e utilizar as novas tecnologias que surgem a cada dia.
Para isso, separamos a seguir algumas dicas de como organizar o desenvolvimento de colaboradores e captação de recursos humanos na era digital, sendo este planejamento e plano de ação desenvolvido internamente pela área responsável pelo desenvolvimento de pessoas da organização.
O primeiro ponto é analisar e identificar os dois tipos de profissionais que devem ser trabalhados para atuar nas novas configurações: os experientes e com carreiras estabelecidas que necessitam de reciclagem para acompanhar as mudanças digitais; e aos que estão entrando agora no mercado de trabalho sem experiência, mas já com familiaridade com as novas ferramentas e funções que o cenário proporciona. Com isso, os passos apresentados a seguir possuem maior poder de resposta e impacto.
Conhecendo o perfil será mais fácil aplicar as ferramentas ideais para cada grupo. Geralmente, com os profissionais mais antigos, o ideal é focar na reciclagem do conhecimento por meio de treinamentos e cursos digitais ou in loco, sempre objetivando a informação para que estejam familiarizados com as novas ferramentas digitais.
No caso das novas gerações que já entram no mercado de trabalho com o conhecimento tecnológico, porém, não tiveram contato com o uso adequado no ambiente empresarial e demais desenvolvimentos de foco, plano de carreira e planejamentos, o ideal é integrar os recém-chegados ao mundo corporativo, apresentando a importância de cada área para os resultados da empresa e promover o entendimento de uma cultura organizacional na qual ele também faz parte.
De acordo com a análise do perfil do grupo de profissionais em conjunto com a possibilidade de parcerias e até mesmo de estrutura interna para receber os treinamentos é possível decidir se os cursos, palestras e demais encontros de capacitação serão oferecidos por ambiente virtual (EAD) ou na própria empresa (in Loco). Um dos exemplos de treinamento mais modernos que as empresas vêm adotando, é modelo de jogos, também conhecido como ˜Gamificação˜, esse modelo garante interação entre a equipe, estimular o reconhecimento do grupo, além de possibilitar a análise dos pontos desenvolvidos e serem explorados de cada indivíduo.
Novamente, é essencial conhecer as necessidades da equipe de colaboradores para que a escolha correta traga os melhores resultados de aceitação e assimilação do conhecimento.
Atualmente, as ferramentas móveis que podem ser utilizadas por meio de celulares, tablets e computadores otimizam o tempo de aprendizado, sendo uma ótima opção para os cursos de desenvolvimento de profissionais.
Demonstrar aos colaboradores que a empresa dispõe de ferramentas que os desenvolvem e qual a sua importância para os resultados do negócio é uma forma de beneficiá-los. O profissional que se sente valorizado não só se coloca à disposição como também aproveita a oportunidade de reter o que está sendo entregue, mas também oferece um desempenho maior para produzir melhores resultados.
Ao conhecer não só as novas demandas digitais do segmento como os perfis de profissionais que possui em seu ambiente corporativo é possível delimitar o que é necessário desenvolver e de que forma esse processo terá o maior nível de sucesso. Promover a capacitação dos colaboradores, faz com que eles se tornem promotores de um ambiente positivo, além de despertar novos talentos para um novo cargo de liderança.
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