Saiba como as tendências do RH irão manter você atualizado na Era da Experiência Humana.
Publicado em 20/03/2020 16h08
7 minutos para leitura
O ano de 2020 é claramente centrado em promover experiências de trabalho memoráveis a cada um de nossos colaboradores e convidamos você a entender quais são as tendências do RH neste ano para que seja possível confirmar se sua organização está no caminho certo para a Era da Transformação Humana, confira:
Provavelmente, você já ouviu falar neste termo ou com certeza ouvirá bastante sobre essa tendência do RH neste ano.
Mas o que consiste o HXM (Human Experience Management?
Você já parou para pensar quais são as experiências que seus colaboradores estão vivendo na sua organização? Resumidamente, isso que é o HXM.
Segundo um estudo do instituto Gallup, as organizações que focam em proporcionar experiências aos colaboradores aumentam 17% sua produtividade, diminuem sua taxa de turnover em 40% e aumentam 3x a receita por colaborador.
Com certeza a Gestão da Experiência Humana (HXM, em inglês) promove diversos benefícios para o negócio, principalmente aumentando a satisfação dos colaboradores e claro, promovendo nossa marca empregadora (employee branding) para o mercado.
Quer entender mais sobre a importância do HXM na prática? Convidamos você a assistir nosso webinar onde contamos mais sobre Gestão de Experiência Humana por meio da história de vida da personagem Paula Dália.
O processo de recrutar e selecionar novos profissionais geralmente é uma tarefa que consome muito tempo do RH e com a geração Z entrando no mercado, os RHs precisam se preocupar em tornar esse processo mais ágil e automático.
Mas como fazer isso acontecer?
As ferramentas de análises de dados como o People Analytics permitem criar o cruzamento prévio entre os dados do currículo do candidato com os pré-requisitos da vaga. Já o Machine Learning, Gamificação e Chatbots permitem que o candidato interaja com o processo de candidatura de forma mais amigável e dinâmica por computador ou celular, sem se entediar com sites e plataformas lentas ou com os famosos formulários de inscrição.
As novas gerações estão focadas em atuar em organizações que prezam pelos valores de cada colaborador e a diversidade é um assunto que tem ganhado uma pauta importante no mercado de trabalho.
Portanto, é importante tornar a diversidade parte da cultura corporativa e como isso é possível?
São diversas ações que se pode adotar, veja alguma delas:
Cuidar dos colaboradores e fazer com que se sintam bem é uma necessidade básica de qualquer negócio.
Quando falamos em criar ótimas experiências para nossos colaboradores, precisamos enfatizar a integração dos novos profissionais.
Geralmente, os gestores costumam apresentar a cultura, história da organização e a equipe no primeiro dia de atuação do profissional e isso nem sempre é entendido como um processo de boas-vindas.
Criar um manual com todas as informações importantes da organização e entregar previamente para o novo colaborador antes do seu primeiro dia de trabalho estimula a sensação de pertencimento e reduz o tempo para que ele se adapte às suas funções e equipe.
O RH tem deixado de ser um departamento apenas com tarefas transacionais e tem assumido posição estratégica para elevar os resultados do negócio, mas ainda é preciso que a importância desse departamento seja compreendida de forma efetiva pela liderança, ou seja, os líderes devem ser os principais promotores do RH dentro da cultura corporativa.
Para a mudança de mindset o time de RH pode promover treinamentos focados no comportamento da liderança. Também podem ser criados comitês nos quais podem ser discutidos planos de ação para promover a Experiência Humana e aproximação da liderança com os colaboradores. E claro, o RH deve criar reuniões para apresentar como a otimização dos processos com apoio da tecnologia está retendo os talentos e impulsionando os resultados do negócio.
A tendência é que a força de trabalho de qualquer negócio seja preenchida por profissionais de diversas gerações e isso enriquece a cultura da organização e favorece a troca de experiências entre os colaboradores.
Neste sentido, o RH deve desenvolver os novos profissionais para que assumam novos cargos e entender como apresentar a tecnologia e inovação para os colaboradores com mais tempo de casa.
Como falamos no item 3, criar ambientes que favorecem a comunicação e o bem-estar entre pessoas de gerações diferentes, além de propagar a diversidade também promove a troca de aprendizado entre os colaboradores.
O mercado de trabalho tem exigido novas habilidades técnicas e emotivas das pessoas, isso se deve por conta de diversas mudanças, sejam elas tecnológicas ou econômicas.
Aproveitar a tecnologia para construir um centro de treinamentos, onde cada profissional pode aprender pelo celular, computador, em casa ou no trabalho por meio de treinamentos dinâmicos e interativos pode ser um grande diferencial para mantê-los atualizados e engajados com o propósito do aprendizado.
Em uma pesquisa feita pela IDC com mais de 1.957 organizações pode-se constatar que 74,1% das organizações líderes no mercado já adotaram tecnologias para entender seus colaboradores.
Aproveitando que falamos de ferramentas tecnológicas, a análise de dados por meio do Machine Learning, Predictive Analytics, People Analytics ou Data Analytics estará ainda mais presente no dia a dia da equipe do RH, já que essas ferramentas permitem não só encontrar o candidato ideal mas também medir o nível de satisfação, desempenho, dificuldades técnicas e até prever a situação emotiva de algum colaborador.
Quer ler a pesquisa do instituto IDC completa? Acesse a pesquisa aqui.
Na Era da Experiência Humana é preciso trazer benefícios que sejam atraentes e inovadores para cada um de novos colaboradores.
A cultura home office está em alta atualmente, isso se deve por grandes empresas se preocuparem com a qualidade de vida dos profissionais e também por conta da redução de custo que esse modelo permite.
Além do home office, existem diversos benefícios que evidenciam o bem-estar de nossos profissionais como planos de academia, auxílio ao uso de patinetes elétricos para quem mora perto da organização, desconto em cinema e muito mais.
Com certeza, a adoção de um benefício diferente pode fazer com que os profissionais tornem a sua organização o melhor lugar para se atuar.
O capital mais valioso para um negócio são as pessoas, pois são diversos CPFs que juntos formam o CNPJ da organização.
O que isso quer dizer?
Como dito antes, o RH está participando cada vez mais de decisões estratégicas e deixando de ser um setor operacional e uma das características que justifica isso acontecer é que esse departamento está se preocupando em reter seus melhores talentos, desenvolver profissionais e com isso aumentar produtividade do negócio.
Mas para continuar sendo estratégico, não basta apenas implementar novas tecnologias, novos benefícios e desenvolver os profissionais, é preciso entender se todos estão bem fisicamente e emotivamente e isso deve estar dentro da cultura corporativa, a fim de que todos evoluam dentro da organização, trazendo bons resultados.
Para ajudar você a manter ou tornar seu RH estratégico, desenvolvemos um guia sobre como tornar o seu RH estratégico, acesse aqui para baixar e ler todas nossas dicas.
As novas gerações estão sempre antenadas no que está acontecendo dentro e fora do ambiente de trabalho, portanto desejam saber com transparência todos os processos e resultados.
Mostrar com clareza e transparência os resultados obtidos pelo negócio, quais são as metas que devem ser atingidas, os objetivos a serem alcançados, ouvir opiniões sobre melhorias, etc. São cruciais para aumentar o engajamento.
Com tudo que falamos, percebemos que a valorização do colaborador e o uso da tecnologia para fazer essas experiências acontecerem será o objetivo central do RH para este ano.
Já que agora você sabe as tendências deste departamento para 2020, sua organização tem feito alguma delas? Conte para nós nos comentários.
Aproveite também para ler nossas 6 dicas sobre como fazer uma boa gestão de pessoas, acesse aqui o artigo.
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